O show da pesquisa
Próxima edição será a cargo do Irga, em 2009, em Porto Alegre.
O 5º Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado (CBAI), realizado entre 7 e 10 de agosto, em Pelotas, pela Embrapa Clima Temperado, colocou na vitrina 479 trabalhos de pesquisas sobre a orizicultura. A comissão organizadora do evento, presidida por Ariano Magalhães, destacou que os estudos mostram o avanço no desenvolvimento da cultura do arroz, a inovação e a abertura de novas fronteiras do conhecimento. Os trabalhos de pesquisa e o teor das palestras do 5º CBAI estão nos anais do evento. O material também será disponibilizado na internet, no endereço www.sosbai.com.br.
1.056 produtores, pesquisadores e visitantes passaram pelo Centro de Eventos da Fenadoce durante os quatro dias de palestras e mostra científica do 5º CBAI. A próxima edição desse congresso, marcado para agosto de 2009, será realizada pelo Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), em Porto Alegre. “Manter o elevado nível técnico e padrão de qualidade desse evento foi o nosso maior desafio. As expectativas foram superadas”, observou André Andres, pesquisador da Embrapa e vice-presidente da comissão organizadora do congresso.
Questão básica
No 5º CBAI ganharam especial atenção os temas relacionados ao aproveitamento do óleo do farelo de arroz para produção de biodiesel, os efeitos da bioenergia no mercado de grãos, indicadores de qualidade ambiental na lavoura e os impactos das mudanças climáticas sobre o arroz no sul do Brasil. Palestrantes internacionais, dos Estados Unidos, Austrália e Uruguai, também se destacaram no evento. O tema central desse último congresso foi: “Arroz irrigado: avaliando o presente, pensando o futuro”.