Organismo internacional de arroz buscará aprovação para uso do Golden Rice na Índia
(Por Irri) Não demorará muito para que o Golden Rice esteja disponível para uso comercial na Índia, de acordo com especialistas. O órgão por trás do desenvolvimento, o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), espera enviar propostas para aprovação pelas autoridades indianas assim que os dados dos testes de alimentação em larga escala estiverem disponíveis nas Filipinas. Com a ideia de combater a crescente deficiência de vitamina A (VAD), os cientistas desenvolveram o Golden Rice no final dos anos 80 e início dos anos 90. Desde então, foi aprovado para uso nas Filipinas e em Bangladesh.
Embora a questão da disponibilidade pública e comercialização desta cultura transgênica rica em caroteno na Índia ainda seja ambígua, após avaliação adequada de biossegurança, pode desempenhar um papel crucial na mitigação da deficiência de vitamina A entre a população indiana, particularmente em crianças pequenas, mães lactantes e grupos vulneráveis, disse RM Sundaram, diretor do Indian Rice Research Institute.
Vários estudos sugerem que os programas comunitários de saúde tiveram sucesso apenas parcial em alcançar a segurança nutricional da população indiana, que também foi afetada negativamente pela pandemia.
Eles também mostram que uma proporção significativa dos grupos de baixa renda no país tem altas deficiências nutricionais, como deficiências de micronutrientes e vitamina A, que levam a uma mortalidade infantil e materna significativa em muitos países do sul e sudeste da Ásia, incluindo a Índia.
Nesse contexto, o cultivo e o consumo em larga escala do Arroz Dourado fornecerão uma solução segura e culturalmente simples em países como Índia, Bangladesh e Filipinas, onde os grãos básicos, como o arroz, são a principal fonte de calorias.