Orizicultura perde o pesquisador Antonio Rosso

 Orizicultura perde o pesquisador Antonio Rosso

Rosso: ajudou a criar três variedades, entre elas o IRGA 424

Tonhão, como era conhecido pelos colegas e amigos, faleceu aos 64 anos, vítima de câncer, depois de deixar grande contribuição ao melhoramento genético do arroz no Mercosul.

A cadeia produtiva do arroz do Rio Grande do Sul acordou mais triste nesta quinta-feira, 26 de novembro, com a notícia do precoce falecimento do pesquisador e melhorista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Antonio Folgiarini de Rosso, na noite desta quarta-feira, 25. O Irga emitiu nota de pesar, registrando que Rosso trabalhou no instituto por mais de 33 anos, foi um grande pesquisador e muito querido pelos colegas. Foi um dos pupilos do lendário melhorista Paulo Sérgio Carmona e também ficou famoso por percorrer o caminho entre os laboratórios e seus ensaios na área experimental da Estação do Arroz, em Cachoeirinha, numa antiga bicicleta.

Com origem na Quarta Colônia de Imigração Italiana, no Centro do Rio Grande do Sul, o pesquisador ingressou na autarquia em junho de 1984, e sua trajetória no Irga está marcada pela pesquisa, mais precisamente na Seção de Melhoramento da Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. Ele publicou mais de 60 trabalhos, participando do desenvolvimento de novas cultivares de arroz irrigado. Uma delas foi a variedade IRGA 424, lançada em 2007.Em 2017,

Rosso recebeu dois prêmios por seu trabalho: a “Pá do Arroz”, da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), e “O Futuro da Terra”, do Jornal do Comércio. Neste último, em seu discurso de agradecimento, reconheceu o trabalho dos colegas: “Recebo esse prêmio com muita honra. E quero dedicá-lo a todos os colegas do Irga, por nosso trabalho em conjunto. O que a gente obtém é resultado do esforço de toda uma equipe, de uma instituição inteira”.

O Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar), com sede na Colômbia, também lamentou o falecimento de Rosso, lembrando que foi um importante colaborador.

O velório ocorre no Memorial da Colina, em Cachoeirinha, mas está restrito à participação de familiares. A cremação está marcada para as 16h30.

A Diretoria Executiva do Irga, em nome de todos os funcionários e servidores da autarquia, manifestou seu mais profundo pesar pelo falecimento e prestou condolências aos familiares e amigos de Antonio Folgiarini Rosso.

1 Comentário

  • Fiz estagio come le , pessoa maravilhosa

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter