Os preços do arroz na Índia aumentam com a oferta moderada

Falta de negócios pesa na Tailândia.

Os preços de exportação de arroz subiram na Índia nesta semana devido à oferta limitada e à melhora na demanda, enquanto a falta de novos interesses no exterior pesou sobre o mercado básico da Tailândia.

No maior exportador da Índia, os preços da variedade de 5% de parboilizado quebrado subiram US $ 6 a US $ 425 – US $ 429 por tonelada, em meio à oferta reduzida.

A demanda de compradores africanos e asiáticos também foi melhor do que na semana passada, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul do país.

Enquanto isso, o vizinho Bangladesh, que emergiu como principal importador de arroz desde 2017 depois que as inundações danificaram suas safras, importou mais de 3,5 milhões de toneladas durante o período de julho a março, e já superou seu recorde anterior de importação anual, dados do Ministério da Alimentação do país mostraram esta semana.

Bangladesh poderá comprar mais arroz nos próximos meses, dados aos altos preços nos mercados domésticos, disse uma autoridade do Ministério da Alimentação na quinta-feira.

Os preços também subiram mais no Vietnã, com as taxas do arroz quebrado de 5% subindo para US $ 410-428 a tonelada, de US $ 405-415 na semana passada, enquanto agricultores e agentes desaceleraram as vendas, em antecipação a possíveis acordos no exterior.

"Agricultores e agentes comerciais ainda estão se abstendo de vender fortemente, à espera de mais informações sobre contratos de governo a governo, especialmente um com as Filipinas", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

O Vietnã exportou 1,35 milhão de toneladas métricas de arroz no primeiro trimestre deste ano, 9,1% a mais que no ano anterior, informou o Escritório Geral de Estatísticas (GSO) do governo na quinta-feira.

As receitas de exportação de arroz no período de janeiro a março aumentaram 23,8%, para US $ 668 milhões, enquanto os embarques em março totalizaram 520.000 toneladas, avaliados em US $ 260 milhões, em comparação com 340.000 toneladas em US $ 169 milhões em fevereiro, disse a GSO.

Quanto à Tailândia, os preços da variedade quebrada de arroz de 5 por cento estavam em uma faixa de US $ 415 a US $ 435 por tonelada, em comparação com US $ 430 a US $ 432 na semana passada, em meio à falta de novos negócios.

"Muitos exportadores estão procurando novos negócios em mercados como a Indonésia e as Filipinas", disse um trader de arroz de Bangcoc.

"Mas a demanda permanece estável e até agora só estamos enviando arroz para a China a partir de pedidos de compra antigos."

Muitos exportadores estão comprando arroz agora devido a especulações sobre acordos com outros mercados do Sudeste Asiático, disse outro trader.

O governo tailandês anunciou na quinta-feira que venderá 44 mil toneladas de arroz para consumo humano de seus estoques estaduais em abril e maio.

Essa venda pode elevar os preços no mês que vem, disseram traders.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter