Os produtores de arroz pediram para adotar fertilizantes específicos para culturas para obter mais rendimentos

 Os produtores de arroz pediram para adotar fertilizantes específicos para culturas para obter mais rendimentos

Os agricultores plantam mudas de arroz no esquema de irrigação de Mwea, no condado de Kirinyaga.

Agricultores devem adotar fertilizantes específicos em compostos granulares, pois fornecem nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e enxofre.

Os produtores de arroz foram solicitados a limitar o uso de formas tradicionais de fertilizantes para maximizar os rendimentos.

Segundo especialistas, a maioria dos fertilizantes tradicionais, que incluem fosfato de diamônio (DAP), uréia e sulfato, fornece apenas um máximo de dois nutrientes. Isso levou a poucos rendimentos no número de sacos de arroz colhidos por acre.

Em vez disso, os agricultores devem adotar fertilizantes específicos para culturas compostas granulares para uso no plantio, pois fornece até cinco nutrientes, que incluem nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e enxofre, de acordo com especialistas.

O gerente nacional da Yara na África Oriental, Bill Ng’eno, disse que se os agricultores usarem esse tipo de fertilizante, eles também sofrerão perdas devido aos altos níveis de acidez.

"Se você continuar investindo nos fertilizantes antigos, precisará usar cal porque precisa reduzir o efeito acidificante", disse Ngeno.

O uso médio de fertilizantes no Quênia é de 600.000 toneladas, enquanto a Tanzânia fica em segundo lugar, com 250.000, e Uganda, com 60.000.

Ng’eno observou que, para atender a essa demanda, a Yara East Africa criou um fertilizante que visa ajudar os agricultores a aumentar sua produção.

Ele disse que o objetivo do produto está alinhado com a missão de alimentar o mundo e proteger o planeta, pois a organização procura fornecer o fertilizante certo para os agricultores, para ajudar a aumentar o rendimento certo para culturas específicas cultivadas em várias regiões.

"Se os agricultores usarem fertilizantes de qualidade, obterão bons retornos", disse Ngeno.

O engenheiro agrônomo da Yara na África Oriental, Kefa Makori, disse que a aderência adequada às etapas de aplicação de fertilizantes no arroz resulta em rendimentos de qualidade e citou Mwea, que é considerada a principal área de cultivo de arroz no Quênia, como um bom exemplo.

"Para os produtores de arroz em Mwea, os rendimentos cresceram em média 27% e, entre renda e lucratividade, o produtor tem uma média de Sh28.000 e Sh30.000 por hectare", disse Makori.

Ele observou que os fertilizantes específicos para as culturas aumentam a produção em 30% em comparação com o convencional e uma renda adicional de Sh30.000 por acre.

John Kesuna, agricultor, disse que está registrando uma enorme colheita de trigo, milho e batata desde que começou a usar culturas específicas há três anos.

Um relatório apresentado ao secretário administrativo-chefe da Água e Irrigação, Andrew Tuimur, mostra que os rendimentos aumentaram substancialmente depois que os agricultores usam fertilizantes específicos para as culturas em vários estágios do crescimento das culturas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter