Painéis da História do Arroz foram ao Dia de Campo do Irga
ONG busca apoio para criar o Museu Internacional do Arroz.
A convite do agrônomo Maurício Fischer, diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz, a ONG Defender instalou durante o dia de campo promovido pelo Irga na sede da Estação Experimental de Cachoeirinha os painéis que compõem “A História do Arroz”. Cerca 1.200 produtores de arroz de diferentes regiões do estado tiveram acesso aos painéis.
Além do interesse dos produtores nas fotos de época e textos que compõem os painéis, foram inúmeras as manifestações de apoio a proposta da implantação do Museu do Arroz em Cachoeira do Sul (RS), que seria o primeiro da América Latina a tratar da história deste cereal. Entre os contatos estabelecidos pela Defender se definiu o interesse da Farsul e da Federarroz, que irão agendar uma visita da diretoria da ONG para oficializar o apoio.
A exposição produzida pela Defender para ser apresentada originalmente na 13ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em comemoração ao Ano Internacional do Arroz 2004, tem como objetivo a divulgação dos fatos históricos que deram a Cachoeira do Sul o título de Capital Nacional do Arroz, juntamente com a proposta de instalação do Museu do Arroz.
Todo o material produzido está disponível para uso e apresentação em Cachoeira do Sul. Ao mesmo tempo, segundo a diretoria da Defender, diversas outras cidades que realizam feiras agroindustriais com atividades ligadas ao setor orizícola já manifestaram interesse em sua apresentação durante os eventos programados.
MAIS INFORMAÇÕES:
Defender Defesa Civil do Patrimônio Histórico
Telmo Padilha Cesar / Fone: (51) 96831310
padilha@defender.org.br


