Países da Ásia se comprometem a priorizar abastecimento de arroz na região

 Países da Ásia se comprometem a priorizar abastecimento de arroz na região

(Por Planeta Arroz) Os países fornecedores de alimentos da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático, um bloco integrado por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã) comprometeram-se a priorizar a exportação de produtos alimentares para os países membros que enfrentam escassez.

O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Datuk Seri Mohamad Sabu, disse que o compromisso foi uma das decisões importantes alcançadas durante a 45ª Reunião dos Ministros da Agricultura e Florestas da Asean (AMAF).

“Discutimos a questão da segurança alimentar; por exemplo, se houver uma escassez entre os países da ASEAN, esperamos que outros países da ASEAN possam intervir rapidamente para fornecer apoio.”

Mohamad Sabu disse isto aos repórteres depois de visitar o Jardim Botânico Nacional Shah Alam com as delegações reunidas, que incluem o Japão e a Coreia do Sul como membros da Asean Plus 3, bem como Timor Leste como observador da Asean.

O ministro disse que o seu homólogo tailandês também assumiu o compromisso da Tailândia de fornecer arroz e frango à Malásia mais rapidamente, se necessário, e de acordo com as suas capacidades.

“Se quisermos obter suprimentos do Brasil, pode levar algum tempo, mas com a Tailândia podemos conseguir frango em menos de uma semana se precisarmos, e o mesmo vale para o arroz”, observou.

“O ministro (tailandês) disse que enquanto tiverem capacidade, continuarão a vender o seu arroz à Malásia; e o Vietnã, como produtor de arroz, também expressou a sua prioridade aos países da Asean”, disse Mohamad Sabu.

Mesmo com problemas de qualidade – alto índice de quebrados e gesso – os Estados Unidos retomam com boa colheita a participação no mercado mundial. Hoje, são uma das raras fontes de arroz longo fino fora do continente asiático. O Brasil tem disponibilidade para exportar, mas mesmo com preços mais atrativos por causa do câmbio, ainda fica acima dos valores praticados pelo país da América do Norte.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter