Países do Mercosul devem manter área cultivada de arroz

Exceção é o Brasil, que poderá apresentar ligeira retração, principalmente no Centro-Oeste.

Se depender dos vizinhos do Mercosul, a produção de arroz deverá se repetir para a safra 2012/13. Na Argentina, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Minagri), prevê o cultivo de uma área de 236 mil hectares, com redução de 0,5% sobre o cultivo do ano passado. A produção total deverá se repetir, ficando em torno de 1,55 milhão de toneladas.

Já no Uruguai, com a recuperação das barragens e mananciais, está garantida a irrigação das lavouras e o setor prevê a repetição da área cultivada na safra passada, em 182 mil hectares, contra uma projeção de queda de até 30% que era divulgada há pouco mais de um mês. A volta das chuvas ao país fizeram toda a diferença.

O Paraguai deverá manter o crescimento produtivo, seja pela ampliação prevista de até 8% da área cultivada ou a produção, com agregação de maior tecnologia (principalmenteseguindo os padrões do Projeto 10, do Irga, importado do Rio Grande do Sul), e variedades de alto rendimento da Embrapa, Irga e Epagri.

5 Comentários

  • Não estou entendendo a notícia… Semana passada anunciaram em uma matéria publicada nesta revista que o Uruguai iria reduzir a área em 24% em face dos altos custos de produção… Naquela matéria não se falou em déficit hídrico com problema principal se bem me lembro!!!

  • Realmente concordo com o nosso colega Flavio , esta ficando difícil entender as noticias da planeta arroz… Esta ficando tendenciosas até parecem matérias pagas por algum interessado maior que os produtores que dão o nome a revista PLANETA ARROZ OU SERIA PLANETA CARTEL DO ARROZ ???
    Por favor srs. mais critério na publicação das matérias…

  • Estimado Lucas Biaggio Soares e caro Flávio. Recomendamos que leiam, antes de se pronunciarem, qual a fonte da notícia. A notícia citada, publicada no final de setembro, tem uma FONTE: Rice News. Que usa como referência a ASSOCIAÇÂO DE PRODUTORES DO URUGUAI. A notícia agora citada, usa como fonte o Governo do Uruguai e é assinada por Planeta Arroz. Caso tivessem lido, com atenção, teriam percebido que são fontes diferentes. Como aqui, no Rio Grande do Sul, Emater, Federarroz, Irga e até mesmo a Conab, têm números diferentes sobre área cultivada. E nas últimas três semanas isso mudou bastante. Ou não?

    Ao leitor Flávio, apenas este esclarecimento, por conta de seu histórico de posicionamentos firmes, coerentes e esclarecedores neste site.

    Por outro lado, o agressivo, desproposital e desqualificado posicionamento do leitor Lucas, parece dar razão, em parte, ao que falam certos setores da cadeia produtiva. Que uma parte significativa dos produtores, ao invés de analisar as informações que tem, prefere se queixar e encontrar vilões e teorias da conspiração para suas próprias frustrações e incapacidades. Planeta Arroz, caro leitor Lucas, não comercializa arroz. Lhe oportuniza acesso GRATUITO às informações. Convém lembrar.

    Lembre-se, vivemos num País democrático, com liberdade de imprensa. Os órgãos de imprensa não têm obrigação de expressar uma mesma opinião ou informação sobre nenhum tipo de assunto. Aliás, nem mesmo os órgãos para os quais os senhor paga taxas na comercialização de arroz, estão falando a mesma língua há tempos. Lembra-se o que era falado sobre área cultivada no RS há três semanas por Emater, Irga, Conab? Lembra-se o que falava o governo?

    Quando o leitor Lucas se refere à este site como cartel, não só demonstra claramente desconhecer o significado da palavra (e da ação), como também indica que apenas consome as informações que lhe são agradáveis. Lamentamos, caro leitor. Trabalhamos com imparcialidade. Não vamos escrever o que o senhor gostaria de ler apenas para satisfazê-lo. A dimensão das informações (e com fontes confiáveis) que aqui disponibilizamos de graça, inclusive para o senhor, é bem maior do que o seu interesse pessoal.

    Obrigado, novamente, por ser leitor de Planeta Arroz.
    E sinta-se à vontade para procurar uma nova fonte de informações que satisfaça seus anseios pessoais.

  • Parabéns ao site do planeta arroz. Ele deve escrever imparcialmente, agradando as industrias, produtores e aos insatisfeitos como o meu conterraneo Lucas…..

  • Parabéns ao site PLANETA ARROZ, não é de hoje que pessoas pouco esclarecidas se manifestam neste sentindo, quando é publicado aqui algo que vaí contra seus interesses próprios. Continuem assim, trazendo ótimas matérias, artigos e notícias sobre todos os braços da cadeia produtiva do arroz e não somente matérias do interesse dos produtores. Que esse veículo de comunicação tão bem conceituado a nível Brasil, continue exercendo seu direito de liberdade de impressa e nos brindando com a informação que nos é de grande valor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter