Palha de arroz será usada como alimentação do gado no inverno
Enfardamento do feno já está sendo realizado, com o objetivo de alimentar e manter o peso do rebanho.
A principal alternativa dos pecuaristas para barrar os efeitos da seca é a formação das pastagens. Com os campos nativos raspados devido à falta de água prolongada, os criadores não podem contar com grande oferta de pasto para manter o peso do gado no inverno. Por isso, estão buscando alternativas para enfrentar a falta de alimento e amenizar os efeitos da seca. A utilização da palha do arroz é uma delas.
Paralelo à colheita das lavouras, alguns orizicultores do município de Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, já estão providenciando o enfardamento do feno, que será negociado com os pecuaristas para servir de alimento ao rebanho durante o inverno.
“Não há mais tempo para melhorar os campos nativos. Por falta de água, ninguém conseguiu fazer reserva de pasto”, comenta um produtor, que mesmo tendo iniciado o plantio das pastagens de inverno (aveia e azevém), tem a consciência de que precisará complementar a alimentação de seus animais.
Para alguns arrozeiros, que se viram obrigados a reduzir as áreas de plantação temendo a falta de água para irrigação das lavouras, a comercialização de feno foi uma das formas encontradas para se ressarcirem dos prejuízos.