Panamá pede aos EUA que revejam e renegociem acordo de promoção comercial
(Por Infobae) O Panamá pediu aos Estados Unidos que “revisassem e renegociassem” o Acordo de Promoção Comercial (TPC) em vigor desde 2012 porque as reduções que contempla afetam itens-chave da produção panamenha, como arroz, laticínios e carne de frango. informado nesta sexta-feira. O pedido foi feito pelo chefe do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (Mida), Augusto Valderrama, durante a visita esta semana ao Panamá de uma missão oficial dos EUA liderada pelo assistente do Representante de Comércio dos EUA para Assuntos Agrícolas e Políticas de Produtos. Julie Callahan.
Valderrama destacou a “necessidade de rever e renegociar vários pontos” do TPC que “afetam diretamente o futuro de vários itens sensíveis da produção panamenha, como arroz, laticínios, O ministro Valderrama disse que o Panamá tem um parceiro estratégico e importante nos Estados Unidos, para o qual há “interesse em continuar desenvolvendo um relacionamento profundo no aspecto comercial”.
Mas em um “momento de crise” internacional como o atual, os Estados Unidos devem ver “nossas relações bilaterais além da razão comercial, pois somos pequenos países da região centro-americana, onde a pobreza rural é a principal causa da migração para o capitais e quando as capitais não podem, emigram para os Estados Unidos, causando problemas”.
O Mida informou que a delegação chefiada por Callahan veio ao Panamá para analisar aspectos do TPC como “a administração de cotas tarifárias para o arroz, a regulamentação para cebolas e batatas”.