Paquistão e Índia atingidos por enchentes enfrentam aumento nos preços do Basmati

 Paquistão e Índia atingidos por enchentes enfrentam aumento nos preços do Basmati

(Por Reuters) Fortes chuvas e inundações generalizadas nas regiões produtoras de arroz basmati do Paquistão e da Índia aumentaram as preocupações sobre a produção desse alimento básico premium, elevando os preços, já que se espera uma queda na oferta.

Paquistão e Índia cultivam exclusivamente arroz basmati aromático, que é vendido por quase o dobro do preço das variedades tradicionais e é importado principalmente pela Grã-Bretanha, Oriente Médio e Estados Unidos. A província de Punjab, no Paquistão, responde por mais de 90% da produção total de arroz basmati do país, enquanto os estados de Punjab e Haryana, no norte da Índia, contribuem com mais de 80% da produção.

Fortes chuvas no final de agosto e no início deste mês fizeram com que os rios Ravi, Chenab, Sutlej e Beas transbordassem, inundando essas regiões.

Avaliações iniciais indicam que plantações como arroz, algodão e leguminosas em quase um milhão de hectares foram afetadas em Punjab e Haryana, disse um funcionário do governo indiano.

As enchentes atingiram duramente os agricultores, justamente quando culturas como arroz basmati e algodão estavam se aproximando da colheita, disse Ibrahim Shafiq, gerente de exportação da Latif Rice Mills Pvt Ltd. Na Índia e no Paquistão, as mudas de arroz são geralmente transplantadas entre junho e julho, com a colheita começando no final de setembro.

O setor esperava uma safra abundante, mas os danos provavelmente reduzirão a oferta e elevarão os preços do arroz basmati, disse Shafiq.

“Estimativas conservadoras colocam o dano em 20% do arroz basmati cultivado no Paquistão… Isso definitivamente aumentaria o preço do arroz basmati nos mercados locais e internacionais”, disse Shafiq.

Os comerciantes aumentaram os preços em US$ 50 por tonelada na semana passada.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter