Paquistão registra produção recorde de arroz
(Por Arvin Donley) O Paquistão colheu uma safra recorde de arroz de 8,9 milhões de toneladas na campanha de comercialização de 2021-22, ante 8,4 milhões de toneladas no ano anterior, de acordo com um relatório da Rede Global de Informação Agrícola do Serviço de Agricultura Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
“Novas variedades de arroz híbrido de maior rendimento, melhores práticas agronômicas e maior área de plantio, à medida que os agricultores abandonam o algodão, são fatores que impulsionam o aumento da produção”, disse o USDA.
A agência observou que a política do governo do Paquistão de garantir que os produtores de arroz tivessem insumos adequados também contribuiu para a produção recorde.
Enquanto isso, as exportações de arroz do país em 2020-21 (novembro-outubro) ficaram estagnadas em 3,8 milhões de toneladas, praticamente inalteradas em relação ao ano anterior, disse o relatório. Interrupções na cadeia de suprimentos, escassez de contêineres e altos custos de transporte impactaram negativamente as exportações de arroz.
Com a produção recorde deste ano adicionando mais estoques, a oferta total disponível é estimada em 11 milhões de toneladas, disse o USDA.
“O consumo doméstico de arroz é de 3,7 milhões de toneladas, deixando uma oferta exportável de 7,3 milhões de toneladas para 2021-22”, disse o USDA. “Este grande excedente proporcionará uma oportunidade de aumentar significativamente as exportações, mas o arroz do Paquistão continuará a enfrentar forte concorrência dos fornecedores da Índia e do Sudeste Asiático”.