Paraguai amplia negócios de arroz com Guiné-Bissau
(Por Planeta Arroz) O Paraguai está estreitando os laços e ampliando os negócios com a Guiné-Bissau, país africano que é grande importador de produtos agrícolas. O presidente paraguaio, Santiago Peña, disse que “com muita satisfação e muito carinho teve o privilégio de receber o presidente da Guiné Bissau e a importância histórica desta visita. O presidente indicou que o Paraguai e a Guiné-Bissau formalizaram os seus laços diplomáticos há pouco mais de um ano, afirmando que as relações afetivas são de longa data.
Além disso, destacou a colaboração do Paraguai em missões de paz através das Nações Unidas. O intercâmbio comercial já começou, com o Paraguai exportando arroz para a Guiné-Bissau no valor de quase 1.400.000 dólares em 2023.
«Acreditamos que este é o início de outras oportunidades que podem ocorrer e claro que acreditamos firmemente no intercâmbio cultural e acadêmico, ao qual abrimos também a possibilidade de estudantes da Guiné Bissau poderem vir ao Paraguai para formação em áreas como veterinária medicina ou agricultura, que são claramente áreas onde o Paraguai avançou muito”, disse ele.
Por sua vez, o presidente Umaro Sissoco Embaló agradeceu o convite e destacou a importância da aproximação entre os dois países. “É muito importante que a Guiné-Bissau se aproxime do Paraguai para trocarmos experiências.” Mencionou também a possibilidade de assinatura de um acordo político-diplomático entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países. A visita do presidente Embaló é um marco nas relações entre o Paraguai e a Guiné-Bissau, estabelecendo um caminho para uma colaboração mais estreita e produtiva em diversas áreas.
Guiné-Bissa, é um país da África Ocidental que cobre 36.125 km² com uma população estimada em 1.644.000 habitantes. Faz fronteira com o Senegal ao norte, com a Guiné ao sul e a leste, e com o Oceano Atlântico a oeste. . Sua língua oficial é o português.