Paraguai projeta boa colheita de arroz 2022/23
(Por ABC Color) Além de um bom volume de produção, o setor arrozeiro paraguaio tem grandes expectativas de entrar em mais mercados e melhores preços para o cereal. Segundo o relatório da Câmara Paraguaia dos Industriais de Arroz (Caparroz), estima-se que 175.000 hectares foram plantados para esta temporada.
Assim, com uma média de 6.700 quilos por hectare, a projeção é de 1.170.000 toneladas, explicou Reinero Franco, membro da comissão de Caparroz. Atualmente a demanda local é de 190.000 toneladas, portanto o volume exportável ficaria em torno de 975.000 toneladas. Cerca de 80% deste volume, se destina ao Brasil.
MÉXICO
Uma boa notícia divulgada pelo governo paraguaio é a confirmação, pelo Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (Senave) de que técnicos do Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Alimentar (Senasica) do México enviaram ao país a comunicação oficial dos requisitos fitossanitários estabelecidos para a importação de arroz polido de origem paraguaia pelo país da América do Norte.