Paraguai volta a exportar arroz para o México
(Por Planeta Arroz) O Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade de Plantas e Sementes (Senave) informou que foi oficializado o “Plano de Trabalho para a exportação de arroz do Paraguai ao México”, que permitirá, uma vez implementado, reiniciar as exportações para esse mercado.
Segundo a entidade, o plano foi acordado com o Serviço Nacional de Sanidade, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), e através dele poderão ser exportados lotes de cereais provenientes de fábricas que se enquadrem no referido plano.
Em dezembro do ano passado, foi implantado um programa de vigilância fitossanitária de pragas de grãos armazenados, com destaque para o gorgulho Khapra (Trogoderma granarium), com o objetivo de confirmar o status de praga quarentenária ausente para o Paraguai, minimizando o risco de entrada e coleta informações sobre os já presentes.
É importante mencionar que há 12 meses são monitorados permanentemente os centros de coleta, silos e armazéns de grãos e sementes armazenados, bem como os pontos de entrada e áreas relevantes em todo o país, o que permite confirmar que o Trogoderma granarium é uma praga ausente no país, relatou Senave.
O presidente do Senave, Rodrigo González, expressou sua satisfação pela aprovação deste plano e com ele o acesso a mais um mercado para este item de exportação que se consolidou nos últimos 10 anos. Indicou que é fruto da capacidade técnica das instituições do Estado e do compromisso do Governo nacional com o sector produtivo, para além do apoio e acompanhamento do sector privado e dos sindicatos ligados ao sector.