Parlamentares vão acompanhar desocupação de reserva em Roraima
As divergências sobre o prazo para desocupação, segundo ele, têm gerado tensão e a Câmara precisa acompanhar o processo para evitar novos conflitos.
Os parlamentares que integram a comissão externa que vai acompanhar a desocupação da Reserva Raposa Serra do Sol embarcam no próximo sábado (25) para Roraima. A criação da comissão foi proposta pelo deputado Márcio Junqueira (DEM-RR).
O Supremo Tribunal Federal fixou o dia 30 de abril como prazo final para a desocupação da área.
O presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputado Silas Câmara (PSC-AM), explicou que o prazo é considerado “exíguo” pelos produtores que vão deixar a área. As divergências sobre o prazo para desocupação, segundo ele, têm gerado tensão e a Câmara precisa acompanhar o processo para evitar novos conflitos.
Silas Câmara solicitou ao Ministério da Defesa uma aeronave para o transporte dos parlamentares que integram a comissão até Boa Vista (RR). Além de Silas Câmara, os deputados Márcio Junqueira (DEM-RR), Édio Lopes (PMDB-RR), Maria Helena (PSB-RR), Neudo Campos (PP-RR) e Urzeni Rocha (PP-RR) já confirmaram que devem viajar para Roraima. O retorno a Brasília está previsto para segunda-feira (27).