Path e Universidade Federal de Viçosa unem-se para expandir a fortificação do arroz no Brasil

A PATH, juntamente com a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), trabalham em parceria no Brasil para intensificar os esforços na fortificação do arroz utilizando o Ultra Rice.

A PATH firmou uma parceria inovadora com a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) para servir como um Centro de Excelência para a Transferência de Tecnologia de Fortificação do Arroz, no Brasil e no resto do mundo. O Centro é parte do Instituto da Fome que está sendo criado dentro da Universidade, o qual é apoiado pelo Ministério da Agricultura. A parceria representa uma abordagem estratégica para avançar no desenvolvimento econômico e assegurar uma melhor alimentação para a população consumidora de arroz e nutricionalmente carente, em todo o mundo. Para falar de forma global sobre desnutrição de micronutrientes e soluções inovadoras, a diretora do projeto Ultra Rice do PATH, Dipika Mathias, discursou na Primeira Conferência Anual de Segurança Alimentar e Redução da Pobreza, realizada entre 16 e 18 de novembro, em Viçosa (MG).

A PATH, juntamente com a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), trabalham em parceria no Brasil para intensificar os esforços na fortificação do arroz utilizando o Ultra Rice. A tecnologia Ultra Rice é uma tecnologia com uma excelente relação custo benefício, que agrega as principais vitaminas e sais minerais em um produto na forma de grãos de arroz. Quando esses grãos fortificados são misturados ao arroz tradicional, normalmente na proporção de 1:100, o arroz fortificado resultante é quase idêntico ao tradicional, em cheiro, sabor e textura. PATH e UFV assinaram recentemente um acordo para a transferência gratuita dessa tecnologia para a UFV, assim como utilizar a capacidade técnica da universidade para dar o suporte necessário a fim de expandir globalmente o campo para fortificação do arroz.

O Centro facilitará futuras transferências de tecnologia Ultra Rice do PATH para fabricantes nacionais e internacionais de alimentos – incluindo aqueles estabelecidos no continente africano. O papel da UFV, será atender o crescimento antecipado da demanda por arroz fortificado, fornecendo licenças gratuitas de tecnologia para produtores qualificados, em troca de acessibilidade dos produtos para populações de baixa renda, as quais tendem a sofrer mais intensamente as conseqüências da desnutrição de micronutrientes.

A UFV fornecerá suporte técnico aos moinhos de arroz interessados na fortificação do seu arroz antes da sua distribuição. O Centro fornecerá material de treinamento e ferramentas para construção de sistemas de garantia da qualidade e validação, que assegurem uma mistura homogênea do processamento de arroz.

A Licença da UFV a partir do PATH também permitirá que ela sirva de centro de pesquisa e desenvolvimento para fortificação do arroz no Brasil, utilizando seus significativos conhecimentos e recursos em tecnologia de alimentos para evoluir e melhorar a tecnologia de base do PATH.

Sobre a PATH

É uma organização internacional sem fins lucrativos que cria soluções sustentáveis ​​e culturalmente relevantes, permitindo que as comunidades em todo o mundo quebrem os longos ciclos de falta de saúde. Ao colaborar com diversos parceiros públicos e do setor privado, o PATH ajuda a fornecer tecnologias de saúde adequadas e estratégias vitais que mudam a forma como as pessoas pensam e agem. O trabalho do PATH melhora a saúde global e o bem-estar. Para mais informações, visite www.path.org.

Sobre a Universidade Federal de Viçosa

A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, criada pelo Decreto 6.053, de 30 de março de 1922, do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes. Foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente da República. Graças a sua sólida base e a seu bem estruturado desenvolvimento, a Universidade adquiriu renome em todo o País, o que motivou o Governo Federal a federalizá-la, em 15 de julho de 1969, com o nome de Universidade Federal de Viçosa. É considerada uma das melhores universidades do Brasil, sendo que no Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC) feita pelo Ministério da Educação em 2009 foi eleita a 2ª melhor do Brasil e a 1ª de Minas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter