Peça publicitária apoia projeto “Brazilian Rice”, voltado à exportação de arroz beneficiado e de seus derivados
(Por Rodrigo Peixoto, Embrapa) O folder “Rice of Brazil” (em inglês) é uma publicação elaborada em uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O material traz informações visando impulsionar as exportações de arroz beneficiado e integra um projeto maior chamado “Brazilian Rice”, que tem como objetivo a promoção comercial do arroz brasileiro e de seus derivados no mercado internacional.
De acordo com Carolina Telles Matos, gestora do projeto “Brazilian Rice” e gerente de exportação da Abiarroz, a publicação “Rice of Brazil” será utilizada em ações de promoção comercial, principalmente, em feiras internacionais, junto aos importadores e consumidores. Adicionalmente, o material será repassado ao corpo diplomático de outros países em atividade em Brasília (DF) e ao governo brasileiro, em especial ao Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, para promoção do arroz beneficiado no exterior.
O analista da Embrapa Arroz e Feijão e doutor em Desenvolvimento Sustentável, Carlos Magri Ferreira, é um dos coordenadores da publicação. Ele contou que, inicialmente, a ideia do folder surgiu em 2019 durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Magri disse que, posteriormente, já neste ano, o projeto “Brazilian Rice” demonstrou interesse no assunto e que foram reunidos esforços para a concretização da obra.
“Brazilian Rice”
O projeto “Brazilian Rice” tem como objetivo a promoção comercial do arroz beneficiado brasileiro e de seus derivados no mercado internacional. O intuito é aumentar as exportações do grão beneficiado e dos produtos que possuem o cereal como matéria-prima. Estabelecida em 2012, a iniciativa é desenvolvida, por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e, atualmente, possui oito mercados prioritários: Peru, México, Canadá, Marrocos, Turquia, Reino Unido, Panamá e Guatemala.
“O projeto ‘Brazilian Rice’ realiza ações de inteligência de mercado, posicionamento e imagem, promoção comercial e defesa de interesses para melhoria do ambiente de negócios e abertura de novos mercados para o setor”, disse Carolina Telles Matos.
Ela citou que, recentemente, foram realizadas ações para divulgar o arroz brasileiro no exterior. Em setembro, houve participação em evento virtual organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá, que, por meio de um programa de culinária, mostrou a qualidade do arroz brasileiro no mercado canadense. Já em outubro, o Projeto, em ação conjunta com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no âmbito da iniciativa “Brazilian Farmers”, estimulou o interesse pelo o arroz brasileiro no exterior. A ação foi virtual, pelas redes sociais do “Brazilian Farmers”, e visou a promoção comercial do produto.
“Outra importante vertente, de abertura de mercados, está sendo trabalhada. Estamos em contato direto com as empresas do setor e com o governo brasileiro para identificar e minimizar as barreiras comerciais às exportações de arroz. Um exemplo são barreiras impostas pela Nigéria, um importante consumidor de arroz beneficiado do Brasil e que fechou seu mercado em 2013. A partir de gestões do setor com o governo brasileiro, o tema está sendo tratado com a Nigéria, inclusive no âmbito do Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), para que o Brasil consiga retomar suas exportações ao país”, complementou Carolina.