Pedro Arraes assume chefia da Embrapa Arroz e Feijão

Pedro Arraes foi designado ao cargo pela Diretoria Executiva da Embrapa, por um período de dois anos, renovável por mais dois, e substitui a também melhorista Beatriz da Silveira Pinheiro.

O pesquisador e engenheiro agrônomo, Pedro Antonio Arraes Pereira, assumiu hoje (12/09) a Chefia-Geral da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele foi designado ao cargo pela Diretoria Executiva da Embrapa, por um período de dois anos, renovável por mais dois.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Pedro Arraes tem 55 anos, é Ph.D. em Genética e Melhoramento de Plantas e trabalha na Embrapa há 28 anos. Ao longo de sua carreira, foi coordenador de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Possui experiência em gerenciamento como diretor do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (EUA), no período de 2003 a 2007; foi um dos gestores do Plano Avança Brasil, entre 2001 e 2002; e já atuou como chefe-geral e chefe-adjunto da Embrapa Arroz e Feijão em meados da década de 1990 e início de 2000.

Em seu discurso de posse, Arraes agradeceu emocionado a ex-chefe-geral, Beatriz da Silveira Pinheiro, referindo-se a ela como uma guerreira, que lutou pelo centro de pesquisa. Ele mencionou em linhas gerais o núcleo de trabalho de sua gestão, que estará alinhado com as políticas do governo federal, com o plano diretor da Embrapa e com o plano diretor do centro de pesquisa.

– Vamos focar os projetos de pesquisa e desenvolvimento na inovação tecnológica e em uma visão de futuro sobre as incertezas que possam ser geradas pelas mudanças climáticas e pela competição entre as culturas alimentares e as energéticas, por causa dos biocombustíveis – disse.

Arraes ressaltou ainda mais três pontos de sua gestão. O primeiro foi a ênfase na pesquisa e na transferência de tecnologia para a agricultura familiar, devido à ligação que o arroz e o feijão possuem com o segmento. Em segundo lugar, ele considerou que, embora a Embrapa Arroz e Feijão possua a difícil missão de promover o desenvolvimento de ambas culturas no Brasil, é preciso atender às demandas agropecuárias regionais, que são as mais diversas, por meio de parcerias, tanto dentro da Empresa quanto fora dela.

Por fim, Arraes comentou que o atual processo de renovação do quadro de recursos humanos da Embrapa coloca em questão a união entre os veteranos e os recém-contratados.

– A Embrapa foi fundada há 35 anos por visionários. Muitos deles estão se desligando da Empresa nesses últimos anos. Acredito que nós que continuamos e que aprendemos com eles devemos irradiar o fabuloso legado que temos, para que os novatos nos ajudem a pensar a Embrapa para os próximos 35 anos.

A cerimônia de posse da Chefia da Embrapa Arroz e Feijão contou com cerca de 200 pessoas, entre autoridades governamentais, políticos, empresários do agronegócio, lideranças rurais e representantes de instituições de investigação científica, ensino e transferência de tecnologia.

O diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, prestigiou o evento e agradeceu o bom trabalho prestado pela ex-chefe-geral, Beatriz Pinheiro.

Ele destacou em seu pronunciamento o momento favorável e ao mesmo tempo desafiador para a pesquisa, principalmente, após o Plano de Aceleração do Crescimento da Embrapa.

Segundo Kepler, a sociedade brasileira está mobilizada hoje para investir em ciência e tecnologia e que isso é um bom sinal, mas exigirá contrapartidas.

– À medida que temos mais recursos para investir nos campos experimentais, nos laboratórios, na renovação do quadro de empregados e na ampliação das contratações em áreas de competência até então inexistentes, geramos uma expectativa maior sobre o nosso compromisso de fazer com que os resultados de pesquisa efetivamente contribuam para o desenvolvimento do país – afirmou.

Para saber mais sobre os planos da nova Chefia da Embrapa Arroz e Feijão, está programado para o próximo dia 15 de setembro, às 15h, um bate-papo pela internet com Pedro Arraes. Na ocasião, poderão ser esclarecidas dúvidas sobre temas diversos ligados às pesquisas para o desenvolvimento do agronegócio do arroz e do feijão. Para participar, basta acessar

www.cnpaf.embrapa.br/conversa .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter