Pedro Machado é o novo chefe da Embrapa Arroz e Feijão
O engenheiro agrônomo e pesquisador, Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, 48 anos, assumiu o cargo de chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão em solenidade na sede do centro de pesquisa, em Santo Antônio de Goiás (GO).
O engenheiro agrônomo e pesquisador, Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, 48 anos, assumiu o cargo de chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão em solenidade realizada no dia 25 de outubro na sede do centro de pesquisa, em Santo Antônio de Goiás (GO). Em seu discurso de posse, ele ressaltou a importância da geração e da transferência de tecnologias que auxiliem o segmento produtivo e a sociedade a lidarem com os desafios sociais e ambientais que se delineiam para as próximas décadas.
De acordo com Pedro Machado, a transferência tecnologia vem ganhando apoio com o fortalecimento das equipes e de instâncias dentro da Empresa e existe a necessidade de se estabelecer bases de relacionamento com as organizações estaduais de pesquisa, as empresas de extensão rural e as cooperativas que valorizem o trabalho de parceria, a fim de que as inovações técnicas sejam incorporadas mais adequadamente pelo segmento produtivo.
Pedro Machado disse ainda que a Empresa deve alinhar-se à crescente preocupação da sociedade com as causas sociais e ambientais. “As tendências de crescimento populacional, a alteração do estilo de vida e de consumo e as mudanças climáticas globais podem levar a uma crise mundial nas próximas décadas, a menos que ações sejam implementadas imediatamente. A ciência tem um papel vital nesse aspecto. A Embrapa, por ser uma liderança em pesquisa agropecuária tropical, deverá contribuir na luta contra a insegurança alimentar”, afirmou Pedro Machado.
A cerimônia de posse contou com a presença de convidados de instituições parceiras (leia lista abaixo) e do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira. Em seu pronunciamento, Pedro Arraes destacou também a busca por conhecimentos científicos em sintonia com as demandas da sociedade. “A agricultura é e continuará sendo relevante, mas a elevação da produtividade das culturas deverá, para ser sustentável, ser alcançada com tecnologias de baixo carbono, com baixos custos e sem consequências ecológicas adversas”, disse.
Na solenidade de posse de Pedro Machado ao cargo de chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, assumiram também os chefes-adjuntos Flávio Breseghello, de Pesquisa e Desenvolvimento; Maria José Del Peloso, de Comunicação e Negócios; e Romeu Pereira Santos, de Administração.
A cerimônia foi alusiva ao aniversário de 36 anos da Embrapa Arroz e Feijão, completados no último dia 04 de outubro e celebrados durante esta semana.
Autoridades presentes na solenidade de posse
* Diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas em Goiás
– João Bosco Umbelino
* Presidente da Empresa de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária em Goiás
– Paulo Martins
* Reitor da Universidade Federal de Goiás
– Edward Madureira Brasil
* Delegado Federal da Agricultura em Goiás
– Helvécio Magalhães Ribeiro
* Superintendente de Planejamento e Política Agrícola da Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás
– Luiz Becker Karst
* Gerente do Escritório de Negócios da Embrapa em Goiânia
– Abílio Pacheco
* Presidente-executivo do Instituto Inovar
– Almiro Blumenschein
* Diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás
– José Clecildo Barreto Bezerra
* Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Goiás
– Wanderson Portugal
* Presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados da Embrapa
– Carlos Ayres
* Diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás
– Dirceu Cortez
* Presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
– Raysildo Barbosa Lobo
* Gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil
– Ricardo Fernandes Esteves
* Chefe-geral da Embrapa Hortaliças
– Celso Luiz Moretti
* Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás
– Antônio Flávio Camilo de Lima
* Chefe-adjunto de Administração da Embrapa Gado de Leite
– Antônio Vander Pereira
* Chefe-geral da Embrapa Estudos Estratégicos
– Beatriz da Silveira Pinheiro
* Chefe do Departamento Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
– Lauro Lúcio Viana