Pelotas, Turuçu e Capão do Leão criam Associação de Arrozeiros

Entidade será instalada dia 10 de outubro, presidida por Gustavo Ayub Lara.

Rizicultores da Zona Sul gaúcha criaram, em assembleia geral nesta quarta-feira (2/10), a Associação de Arrozeiros de Pelotas, Turuçu e Capão do Leão, e elegeram por aclamação o produtor Gustavo Ayub Lara, 30 anos, como seu primeiro presidente. O encontro aconteceu na Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Pelotas (Aeapel). A posse da diretoria e instalação da entidade estão previstas para o dia 10 de outubro, durante a 87ª Expofeira de Pelotas, na Associação Rural do município, com a presença do presidente Henrique Osório Dornelles, da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Esta será a 27ª associação vinculada à Federarroz. Para Dornelles, trata-se de um passo importante na consolidação da unidade setorial, uma vez que Pelotas é um dos berços da orizicultura mecanizada no Rio Grande do Sul, instalada há mais de um século, e não tinha representação formal dos produtores. “Pelotas é o maior centro de processamento de arroz do Brasil, e esta associação dará novo fôlego e respaldo às ações setoriais”, considera. Para o presidente da Federação, é emblemática a eleição de Gustavo Ayub Lara para a presidência da entidade, “um jovem produtor, que demonstra este processo de revigoramento da lavoura e das entidades setoriais, em busca de uma relação política mais eficiente, moderna e efetiva com relação às questões da cadeia produtiva”, acrescenta.

O diretor-executivo da Federarroz, Anderson Belloli, acompanhou a assembleia geral e ressaltou que a motivação para que os produtores criem novas associações, revigorem as já estabelecidas e ampliem a representatividade setorial nos municípios ainda sem uma entidade local, faz parte das diretrizes estabelecidas pela atual diretoria. “São mais de 130 municípios produtores. Portanto, mesmo que nem todos tenham total condição de criar uma entidade filiada, se associados há espaço significativo para ampliarmos essa representação”, argumenta.

Segundo Belloli, a consolidação destas associações classistas fortalece não só a Federarroz, mas ao conjunto setor produtivo como agente de mudanças e exemplo de função social. Faz parte de um esforço voltado à competitividade nos mercados doméstico e internacional, bem como para a consolidação de uma política agrícola pautada na solução de demandas que obstaculizam o efetivo desenvolvimento da orizicultura e o estabelecimento de medidas estruturantes para a lavoura e a cadeia produtiva, como a superação de deficiências logísticas.

Gustavo Ayub Lara explicou que os primeiros passos da sua diretoria focam a formalização legal da entidade e fortalecimento setorial na Zona Sul. Pelotas, Turuçu e Capão do Leão têm cerca de 50 arrozeiros, que cultivam uma área aproximada de 17 mil hectares de arroz e perto de 5 mil hectares de soja em várzea. O mandato é de dois anos.

A DIRETORIA
Presidente: Gustavo Ayub Lara
Vice-presidentes: Carlos Alberto Iribarrem Júnior e Rodrigo Fetter Gomes
Tesoureiro Fernando Rechstainer
Secretário: Carlos Alberto Iribarrem

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter