Pereira vai priorizar melhoria dos preços ao produtor no comando do Irga
O novo presidente foi nomeado pelo governador Tarso Genro, em decisão publicada no Diário Oficial de segunda-feira.
Um encontro cordial marcou, nesta segunda-feira (10), o início da gestão de Cláudio Pereira como presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Ele reuniu-se com o ex-presidente Maurício Fischer e afirmou que irá priorizar a melhoria dos preços de comercialização, a extensão rural, a pesquisa e o plano de cargos e salários. Em seguida, Pereira assinou o termo de posse na presença dos funcionários da Autarquia. “Teremos diálogo permanente com a classe arrozeira para melhorar a lavoura e fortalecer o Irga”, disse.
O novo presidente foi nomeado pelo governador Tarso Genro, em decisão publicada no Diário Oficial de segunda-feira. “Sou do setor e tenho uma vida nessa área. Conheço a estrutura e as carências do Instituto”, frisou. Pereira promete atenção especial à comercialização do arroz e, em conjunto com o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, está trabalhando para melhorar os preços pagos aos orizicultores. Os produtores gaúchos enfrentam seguidas dificuldades devido aos baixos valores do mercado interno.
Segundo informou Cláudio Pereira, uma das prioridades de sua gestão será a elaboração de um plano de cargos e salários para os funcionários e a conseqüente realização de um concurso público. “Em sete anos, não haverá nenhum funcionário de carreira no Irga devido à falta de processos seletivos”, disse. Para os próximos quatro anos, Pereira vai valorizar a extensão rural para melhorar a renda dos produtores, em especial os arrendatários e os pequenos agricultores.
Pereira antecipou que o projeto estadual Mais Terra, Mais Alimento irá ajudar os arrendatários a adquirir terras para o plantio de arroz. O novo presidente do Irga renunciou ao cargo de prefeito de Santa Vitória do Palmar na última sexta-feira (07). Ele já desenvolveu atividades junto ao departamento técnico do Instituto, entre 2000 e 2002. "Vamos diagnosticar a situação e começar a trabalhar na montagem da equipe", ressaltou.
Currículo
Cláudio Fernando Brayer Pereira nasceu em Santa Vitória do Palmar, e elegeu-se prefeito do município em 2004, sendo reeleito em 2008. Com formação em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi funcionário da Emater do Paraná, atuou por 10 anos na área comercial da empresa pelotense Josapar, e também exerceu atividades na Cooperativa Agrícola Santa Vitória do Palmar por cinco anos. Até a década de 1990, ele atuou como produtor de arroz em conjunto com seu falecido pai.
4 Comentários
desejo a vc Sr CludioB Perteira muita sorte ,,,,,,,,,,, nesse novo cargo ecom certeza trabalhando para obter melhorias ao setor que precisa nesse momento ser reformulado ………..
MARKETING ORDER
Se se instalar o MARKETING ORDER no RS, para arroz, poderíamos – o RS, exportar US $ 1 bilhão de dolares, de arroz no primeiro ano, injetando mais de 5 bilhões na economia do estado, AUMENTANDO CONSIDERALVEMENTE O GANHO DE TODOS OS PRODUTORES.
Se quizerem saber como. escrevam. bussula@yahoo.com. Se ligar + 1-559-326-4297, ou + 1=559-472-4517
Obrigado. Paulo Sato, ex-consultor da Universidade da California
Desejamos uma boa sorte nesta nova empreitada. Temos que dar um basta nesta manipulação de preços e tabelas impostas por um setor que era para ser nosso companheiro!!!
Paulo Sato – explica aqui pra nós esta baabada de exportação já que os preços estão baixo, aposto que tem atravesador no meio.
Pelo menos o novo presidente já ta mudando o discurso, preço ao invés de produção, não adianta colher muito se não temos rentabilidade, agora nos resta esperar que ele parta para cima da industria, CPI já, tabelas, preços combinados, estoques, vamos dar uma fiscalizadinha pra ver oque que tem que com o preço do arroz baixo o cara vendendo até as cueca pra pagar as contas e a indutria só faz silos e mais silos, qual o segredo? CPI NELES