Peru debate suspender importações de batata e arroz por cinco meses
(Por La República) O Legislativo peruano começou a debater esta semana um projeto de lei do deputado Orlando Arapa Roque que propõe suspender as importações de batata, arroz, quinoa, tecidos chineses, além de outros “produtos que são produzidos no país” por um período de cinco meses.
O objetivo do Projeto de Lei 8037/2021-CR é “promover ações destinadas a salvaguardar os produtores agrícolas” até 31 de dezembro de 2021.
De acordo com o artigo 3º da proposta, as autoridades nacionais, regionais e locais serão obrigadas a “adquirir diretamente” os produtos para cobrir os seus programas sociais.
Qualquer veículo de transporte de carga ou mercadoria que seja detectado com batata importada estará sujeito à suspensão de sua licença e ao cancelamento de sua matrícula perante a Superintendência Nacional de Registros Públicos, mesmo que veículos particulares.
Os produtores peruanos alegam que o produto importado está afetando gravemente os preços internos. O Brasil é um grande exportador de arroz branco, de alta qualidade, para o Peru, mas vem enfrentando dificuldades de atender ao mercado do país andino em função dos altos custos do frete e da perda de competitividade em função do câmbio.