Peso do arroz está até 15% a menos do anunciado na embalagem
Peso de milho e arroz, em algumas marcas, é menor em até 15% no Piauí.
Técnicos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) estão concluindo os exames dos produtos coletados no mercado durante o período junino. Foi o que informou, nesta segunda-feira, 03, o diretor-geral do órgão, Luciano Paes Landim, adiantando que irregularidades foram constatadas em vários produtos.
Segundo ele, na massa de milho e no arroz de algumas marcas, o peso está entre 10% a 15% abaixo do anunciado na embalagem, o que implica em prejuízo no bolso do consumidor. Os beneficiadores desses produtos com irregularidades no mercado serão multados e também terão que corrigir os erros.
Nos fogos de artifícios também foram constatadas irregularidades, considerando que nas embalagens de algumas marcas tem menos unidades do que o número anunciado pelo fabricante, disse Luciano Paes Landim. Ele destacou que os exames das amostras de massa de milho, de arroz, e de fogos de artifícios encerraram ainda nesta segunda-feira, enquanto os exames de bebidas, que são verificadas quanto ao volume, serão concluídos amanhã. Bandeirinhas também são examinadas quanto ao comprimento.
Essa operação junina teve início na primeira semana de junho último, com o objetivo de evitar prejuízo no bolso do consumidor. O resultado dos trabalhos será divulgado até o final desta semana, afirma Luciano Paes Landim.