Pesquisa de consumo é apresentada aos conselheiros do Irga
A pesquisa é um pouco alarmante, pois mostrou um número de 34 quilos de arroz consumidos por habitante ano.
O Instituto Rio Grandense do Arroz promoveu na manhã desta terça-feira (27) reunião com os integrantes do seu Conselho Deliberativo. O destaque do encontro, realizado no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, foi a apresentação da pesquisa de consumo de arroz realizada pela Euromonitor encomendada pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) com o apoio da autarquia. Participaram pelo Irga o presidente Guinter Frantz, o diretor Administrativo, João Alberto Antônio, e o coordenador regional da Planície Costeira Interna, Ricardo Machado Kroeff.
A fase de entrevistas da pesquisa começou no ano passado, concluindo a coleta de dados em abril deste ano. Ao todo, foram ouvidos 2.098 consumidores nas cidades de Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Os principais tópicos destacados na pesquisa foram: o consumo atual do arroz; se o atual consumidor conhece os coprodutos e os benefícios do arroz; e o que está fazendo esse consumidor trocar o arroz por outro alimento.
"A pesquisa é um pouco alarmante, pois, mostrou um número de 34 kg/hab/ano, e o principal motivo disso é a falta de conhecimento. Mas para o Irga é bom saber que o nosso Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) está no caminho certo, levando as informações corretas sobre o arroz para os formadores de opinião e para o consumidor final”, comenta a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto, que fez a apresentação para o Conselho.
Os conselheiros também discutiram a situação atual do Irga e as perspectivas para o futuro; o trabalho de alinhamento entre Pesquisa e Extensão Rural da autarquia; a questão da segurança nas barragens, entre outros assuntos.