Pesquisador do Irga recebe Troféu Guri na Expointer 2009
O pesquisador atua no Irga há mais de 40 anos, e destacou-se como colaborador para o desenvolvimento de 19 variedades de arroz, incluindo a BR IRGA 409.
O agrônomo do Irga, Paulo Sérgio Carmona, está entre as dez personalidades que receberam o Troféu Guri na noite de terça-feira (1º), na Casa da RBS. O mérito representa uma homenagem às pessoas que se destacaram em uma área específica e que levaram o Rio Grande do Sul ser conhecido em outros Estados.
Carmona tem 71 anos e é natural do município de Tapes/RS. O pesquisador atua no Irga há mais de 40 anos, e destacou-se como colaborador para o desenvolvimento de 19 variedades de arroz, incluindo a BR IRGA 409. Aposentado desde 2003, Carmona está vinculado à Autarquia como consultor da equipe de melhoramento genético, na Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga), em Cachoeirinha.
O especialista é formado em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com mestrado em fitotecnia pela mesma universidade. Em sua carreira no Instituto, iniciou como chefe do campo experimental, passando pela chefia das equipes de fitotecnia e melhoramento, coordenador de pesquisa e administrador geral da EEA. Também é autor de mais de uma centena de trabalhos técnico-científicos, anais de congressos e capítulos de livros.
Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, a homenagem ao pesquisador é um reconhecimento ao empenho e dedicação do Carmona e sua equipe.
– O trabalho de cada funcionário é fundamental para o desenvolvimento da orizicultura gaúcha – afirmou.