Pesquisadores chineses descobrem gene ajudando arroz a reduzir poluição por metais pesados
O arroz indica é mais vulnerável à poluição por este metal.
Pesquisadores chineses descobriram um gene que desempenha um papel importante no acúmulo de cádmio no arroz, fornecendo uma referência para o cultivo de variedades com baixo teor deste elemento químico.
O cádmio, um tipo de metal pesado tóxico, pode ser facilmente absorvido e enriquecido no grão, e depois entra no corpo humano através da cadeia alimentar, representando assim uma séria ameaça à saúde humana.
Utilizando a tecnologia de estudo de associação genômica e o sistema de anotação de genes, pesquisadores do Instituto de Botânica, da Academia Chinesa de Ciências e Universidade Agrícola da China identificaram com sucesso um gene relacionado ao acúmulo de cádmio de grãos de arroz chamado OsCd1.
O OsCd1 gera uma proteína de membrana plasmática na raiz e a destruição dele resultou em uma diminuição do acúmulo de cádmio no arroz, indicando que o gene pode mediar a absorção do metal nas raízes e, em última análise, contribuir para o acúmulo do elemento químico.
O estudo analisou ainda diferentes mecanismos moleculares de acumulação no arroz indica e japonica, as duas subespécies de arroz cultivadas na Ásia. O arroz indica é principalmente cultivado no sul da China e é mais vulnerável à poluição por este metal. (Com Xinhua)