Pesquisadores discutem problemas de sanidade animal e vegetal de Mato Grosso
Arroz é um dos temas que estará em debate.
Os principais problemas sanitários da agropecuária matogrossense serão discutidos entre os dias 15 e 17 de maio em Sinop, durante o Fórum de Discussão Sanidade Animal e Vegetal. Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o evento reunirá pesquisadores, professores e técnicos de diferentes instituições que levantarão demandas de pesquisa e de transferência de tecnologias para serem desenvolvidas no estado.
O Fórum será divido em quatro módulos contemplando as principais cadeias produtivas do estado: silvicultura e fruticultura; olericultura e arroz; complexo produtivo soja/milho/algodão; e sanidade animal. Cada módulo contará com palestras seguidas de uma mesa de discussão onde serão prospectadas as principais demandas de pesquisa em sanidade para o setor produtivo.
No primeiro dia de evento, o período da manhã será destinado aos problemas sanitários em fruticultura e silvicultura. Durante a tarde os problemas sanitários em arroz e em olerícolas ocuparão a pauta de apresentações e discussões.
A programação do segundo dia será toda referente ao módulo do complexo produtivo soja/milho/algodão. Serão feitas apresentações sobre problemas em entomologia, em plantas daninhas, em fitopatologia e resíduos em amostras ambientais.
Fechando o evento, a sanidade animal será o tema do último dia. Entre as palestras ministradas estarão as políticas públicas em sanidade de animais aquáticos, os problemas sanitários com suinocultura e bovinocultura em Mato Grosso e resíduos em produtos de origem animal.
Além de prospectar as principais demandas de pesquisa e transferência de tecnologias para o estado, este Fórum ainda buscará a formação de grupos interinstitucionais de trabalho, de modo a integrar as atividades desenvolvidas.
Participarão do evento como palestrantes e moderadores pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Florestas, UFMT, Unemat, Indea-MT, IFMT, Fundação MT , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Ministério da Pesca e Aquicultura, Nativ e Tropical Polpa de Frutas.
Como um evento de caráter técnico, o Fórum de Discussão Sanidade Animal e Vegetal não será aberto ao público geral, sendo a participação feita mediante convites. Mais informações sobre o evento pelo e-mail forum.sanidade@embrapa.br.