Pesquisadores participam da Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Roraima

Hoje a Embrapa Roraima tem amplo conhecimento tecnológico para o lançamento de cultivares com tolerância ao uso de herbicidas (para o controle de pragas do arroz vemelho), híbridos de alta produtividade, com resistência a doenças e alta qualidade de grãos, permitindo.

Neste sábado (26) será realizada a Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Roraima. O evento, que acontece a partir das 9h na Fazenda Smith (BR 401 – Km 29, sentido Boa Vista/Bonfim), é organizado pela Associação dos Arrozeiros do Estado (Aarr) com apoio da Embrapa Roraima. Durante o evento, pesquisadores da Unidade ministrarão palestras técnicas sobre o cultivo do arroz. São elas: “Cultivares Indicados para Roraima” (Antônio Carlos Centeno Cordeiro), “Manejo da Cultura do Arroz Irrigado” (Roberto Dantas de Medeiros), “Pragas de Importância na Cultura de Arroz Irrigado” (Elisângela Morais).

Nos dias 24 e 25, ainda como parte da programação, serão realizadas palestras sobre rizicultura no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RR). O evento é voltado para empresários, produtores, estudantes e interessados em geral. Mais informações pelos telefones: 9971-1142 e 3224-7024.

A Abertura Oficial da Colheita ocorre todos os anos e é um importante evento de divulgação das pesquisas e dificuldades encontradas pelo setor no Estado. Estima-se que a produção de arroz dessa safra seja de 1,3 milhão de sacas para uma área plantada de 11 mil hectares.

A Embrapa e as pesquisas com arroz

Com a implantação da Unidade, em 1981 , começaram também os trabalhos com o arroz irrigado. Tendo como desafio aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos grãos no estado, o cultivo desenvolveu-se em três fases: implantação (1981 a 1990), estabelecimento (1991 a 2000) e expansão (a partir de 2000), que resultaram no crescimento da produção local. Isso modificou totalmente o cenário de Roraima, que deixou de ser importador e passou a ser exportador de arroz.

Atualmente o estado tem a terceira maior produtividade do país. Vários resultados de pesquisa foram incorporados neste período, principalmente os voltados para adubação, manejo de água, controle de plantas daninhas e desenvolvimento/ recomendação de cultivares.

Hoje a Embrapa Roraima tem amplo conhecimento tecnológico para o lançamento de cultivares com tolerância ao uso de herbicidas (para o controle de pragas do arroz vemelho), híbridos de alta produtividade, com resistência a doenças e alta qualidade de grãos, permitindo o aumento da produção local em consonância com os cuidados ao meio ambiente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter