Planeta 37 põe consumo e produção em debate

 Planeta 37 põe consumo e produção em debate

Publicação já circula em todo o Brasil e terá distribuição especial na 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz trazendo os mais relevantes temas da cadeia produtiva na atualidade. Edição 36 já está disponível para leitura no site.

Um esquema especial de distribuição será montado pela revista Planeta Arroz durante a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã (RS), na próxima semana. A 37ª edição da revista, que completa 10 anos de circulação, já está chegando às mãos dos seus assinantes e leitores em todo o Brasil (e no Mercosul), mas haverá especial atenção ao evento máximo da produção arrozeira, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Nesta edição a revista põe em debate a relação entre o consumo e a produção de arroz.

O editor, Liberato Dios, explica que ao mesmo tempo em que o IBGE aponta redução do consumo domiciliar do grão, o Rio Grande do Sul deve colher uma safra recorde. O Mercosul aproxima-se disso. A revista, e alguns dos principais nomes do País no assunto, analisam o impacto destas tendências no mercado arrozeiro. Além da opinião de especialistas, Planeta Arroz apresenta os cenários e tabelas com histórico e o perfil do consumo. Na edição, um conjunto de matérias analisa o pacote de comercialização do governo federal, os cenários dos mercados nacional e internacional para 2011 e a expectativa dos principais analistas brasileiros sobre preços e escoamento de safra.

Aliás, as safras brasileira, do Mercosul, mundial e dos principais estados produtores do País merecem atenção especial, bem como uma projeção da Conab sobre o comportamento do quadro de oferta e demanda até 2020, quando a expectativa é de que a dependência brasileira por produto importado seja muito menor e os excedentes exportáveis, significativos. Outro tema referente ao mercado que atrairá especialmente a atenção dos leitores é um estudo realizado pela assessoria da Farsul para o lançamento do arroz no mercado futuro brasileiro, assunto que está “caindo de maduro” e exige ações da cadeia produtiva.

 

IN 06 

A campanha dos arrozeiros pela revisão da Instrução Normativa 06, que estabelece a mais rigorosa de todas as classificações para o arroz, a posição do governo e as razões que levam ao pedido de revisão, também são abordados na Planeta Arroz 37. Aliás, este é o tema central do artigo “Pra que lado aponta a bússula”, do pesquisador Gilberto Wageck Amato, um dos maiores especialistas no assunto em todo o Brasil.

No artigo, diz questiona se “a inovação tecnológica pauta o estabelecimento de regras de qualidade ou estas são pautadas pelas regras oficiais?” e afirma que “após 22 anos de permanência da Portaria reguladora do arroz, três regras surgidas no espaço de 13 meses fazem oscilar ponteiro pelos nortes da confusão. Resultado: as novas regulamentações na classificação do arroz, ao se afastarem do que é praticado nos negócios, correm o risco de serem indutoras do atraso”, um tema que vai gerar muita discussão entre indústria, produtores e outros agentes da cadeia produtiva.

Ainda em nível de mercado, o Caderno de Tendências, traz o tradicional artigo da analista de arroz da Conab, Regina Célia Gonçalves Santos, que aborda a expectativa da safra e a visão da companhia para o futuro da comercialização e o mercado arrozeiro no Brasil.

Novidades tecnológicas, tudo sobre a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, além das colunas Planeta News, Planeta Humor e Gente são outros atrativos. A revista aborda novos experimentos com arroz de sequeiro para a agricultura familiar, o uso de bactérias para fixar nitrogênio no solo e economizar em adubação de cobertura, além de noticiar as novas descobertas sobre a qualidade e a importância nutricional do arroz integral na alimentação humana. Uma matéria especial apresenta as ações da Líder do Sul, empresa cuja presença cresce no mercado brasileiro e aposta, também, numa linha de farinha de arroz.

 

GENTE

Entre os temas que chamam a atenção nesta edição especial também estão as entrevistas especiais do novo presidente do Irga, Cláudio Pereira, e do novo presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz do Rio Grande do Sul, Elton Doeler, com posições fortes sobre o setor e planos ambiciosos para a cadeia produtiva.

Portanto, assuntos de interesse da cadeia produtiva não vão faltar nesta Planeta Arroz 37, afinal, a informação é cada vez mais um insumo determinante na lavoura de arroz. E quem não for assinante ou estiver na 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, poderá assinar, adquirir ou até anunciar, se for o caso, pelos mecanismos disponibilizados no site www.planetaarroz.com.br . Mais informações pelo email: planetaarroz@planetaarroz.com.br . A edição de número 38 circulará às vésperas e durante a Expoarroz, de Pelotas. Enquanto isso, a edição 36, que avalia o mercado de exportação, já está disponível para leitura no site.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter