Planeta Arroz 50 aborda o consumo e circula na Fenarroz
Assinantes já recebem a revista desde a última semana, com os temas mais relevantes da orizicultura brasileira
.
Da produção à gôndola dos supermercados e ao mercado internacional, as estratégias, demandas e ações dos agricultores, pesquisadores e agentes de mercado, tradings e indústrias são analisadas e apresentadas aos leitores sob a manchete: “Tempos Modernos”. A publicação ainda traz um encarte especial avaliando o estudo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) que aponta as 50 maiores indústrias de beneficiamento do Rio Grande do Sul em volume de processamento em 2013.
O entrevistado desta edição é André Anele, o gerente do Projeto Brazilian Rice, desenvolvido pela parceria entre Apex-Brasil, Associação Brasileira das Indústrias do Arroz (Abiarroz) e Irga. Além disso, há os artigos de Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a respeito do comportamento de safra e mercado, e de Gilberto Wageck Amato, especialista em processamento de arroz da Cientec/RS, sobre os novos produtos e tendências de consumo.
Planeta Arroz 50 retrata ainda os cenários e tendências da safra brasileira 2013/14, nos principais estados, nos países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul): Argentina, Paraguai e Uruguai, e no mundo, e seu impacto para a comercialização no Brasil. O mercado brasileiro, projeções de preços e fatores que devem interferir nas relações de oferta e demanda também são avaliados por Planeta Arroz, alguns dos principais analistas de mercado do Brasil, e em artigos especiais de nossos colunistas e articulistas.
Além disso, a revista aborda algumas das inovações tecnológicas apresentadas voltadas à maior eficiência no uso da energia elétrica em sistemas de irrigação, variedades híbridas e convencionais, tecnologias de cultivo para soja e milho em várzea, recomendações para o preparo antecipado do solo, especialmente prevendo a ocorrência do fenômeno climático El Niño no inverno e na primavera de 2014, entre muitos outros temas. Eventos como a Fenarroz, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, também são abordados com a visão diferenciada e atenta de nossos jornalistas.
O diretor comercial de Planeta Arroz, Márcio Vieira da Cunha, destaca que cerca de 5 mil revistas serão distribuídas ao longo da Feira Nacional do Arroz (Fenarroz 2014) em Cachoeira do Sul (RS). É uma ação desenvolvida em relação à feira onde foi inicialmente lançada a revista, há 14 anos. “Estamos ampliando nosso leque de produtos editoriais, com a Planeta Soja, o que foi oportunizado por uma tendência natural de crescimento de Planeta Arroz. Hoje, quando se fala em arrozeiro no Rio Grande do Sul não se está mais restrito ao produtor de arroz, mas se fala de um produtor de alimentos, pois a soja, o milho, a pastagem e a pecuária, a fruticultura e até a silvicultura estão cada vez mais integrados ao sistema de produção em terras baixas”, justifica.
Planeta Arroz circula em todo o Brasil trimestralmente e conta com assinantes no Mercosul, nos Estados Unidos e até mesmo na Ásia e no Oriente Médio. Em maio de 2014, por ocasião de sua 50ª edição, tem 60 páginas e tiragem especial de 13 mil exemplares. Para assinar, anunciar ou adquirir a revista (e números atrasados) o contato é planetaarroz@planetaarroz.com.br. O site www.planetaarroz.com.br no início deste ano alcançou o número de 25 mil assinantes. O cadastro e o acesso são gratuitos.
1 Comentário
Felicitações ao pessoal do PLANETA ARROZ pela excelente contribuição de suas matérias e o espaço cedido para opiniões e debates de todos os integrantes da cadeia formada pela produção, industrialização, atacado e consumo do nosso arroz, tão importante na alimentação deste imenso Brasil.
A 50ª edição é um marco, parabéns.