Planeta Arroz 67 revela novo horizonte para a orizicultura gaúcha
Edição foi lançada com sucesso na Expointer 2018 e ainda pode ser adquirida na versão impressa. Números anteriores podem ser lidos no site
.
A edição de número 67 da revista Planeta Arroz, única revista voltada à cadeia produtiva do grão de circulação trimestral em âmbito nacional, apresenta completa reportagem sobre como a transferência de tecnologias do Projeto 10+, variedades mais produtivas e a rotação de áreas com soja e pecuária estão mudando o horizonte produtivo arrozeiro do Rio Grande do Sul.
A revista ouviu técnicos e produtores passando a limpo os sistemas de cultivo e alternativas de manejo que tornaram mais eficientes a lavoura gaúcha, a ponto de superar os 8,4 milhões de toneladas mesmo com 50% das lavouras semeadas após a época recomendada e do clima adverso – de temperaturas noturnas muito baixas – na época da floração de boa parte das plantas. Os mandamentos e segredos de cada produtor podem ser acompanhados na edição impressa.
A publicação também traz uma completa análise dos fatores que devem manter o mercado em alta nesta entressafra, os principais riscos e estratégias recomendadas para a comercialização e a formação da próxima lavoura. Matéria especial apresenta o que há de tecnologias a caminho para o controle do arroz vermelho e outros inços que ameaçam a produtividade das lavouras irrigadas e podem impedir que muitas áreas sejam inviabilizadas por causa de invasoras resistentes a herbicidas. Entre eles, estão o Provísia, da Basf, e os sistemas FullPage e Max-Ace da RiceTec.
A variedade de arroz antiaids também ganha destaque nesta edição, bem como o lançamento das cultivares Irga 431 e BRS Pampa CL.
A produtora Livia Carvalho estreia na coluna Arroz & Saúde, apresentando o trabalho que um grupo de arrozeiras está desenvolvendo em prol do uso de derivados do grão, como a farinha, em defesa da saúde e da valorização do consumo. De brinde, a receita do mês é um delicioso bolo de frutas a base de farinha de arroz.
INDÚSTRIA 4.0
Você já ouviu falar em indústria 4.0? Este é o rumo para o qual segue a indústria brasileira de arroz, segundo o entrevistado desta edição, João Geraldo Telis, da Garden Soluções. O especialista traduz o momento da tecnologia empregada nos processos industriais do arroz, qualidade, tendências, regras, custos e evoluções e compara o beneficiamento gaúcho e brasileiro aos sistemas existentes no Mercosul, nas Américas e no mundo. E responde se é verdade que o Paraguai tem uma indústria mais eficiente do que a brasileira.
Além disso a revista apresenta um completo diagnóstico e as tendências das safras mundial, do Mercosul, do Brasil e dos principais estados brasileiros produtores de arroz, além dos fatores que interferem na colheita e na formação de preços nestes mercados, traz as notícias das pessoas e entidades que fazem o mundo do arroz, tecnologias, consumo e seções de humor e as “News” do planeta. As exportações brasileiras, seus destinos, a importação e as tendências da balança comercial são passadas a limpo. Para ler, assinar, adquirir ou anunciar na revista, o caminho é o site www.planetaarroz.com.br ou o e-mail planetaarroz@planetaarroz.com.br ou comercial@planetaarroz.com.br .
O envio de notícias, releases e sugestões de pauta podem ser feitos por faleconosco@planetaarroz.com.br ou editoria@planetaarroz.com.br .
A edição de número 68 será lançada em novembro.