Planeta Arroz 79 circula na Expointer

 Planeta Arroz 79 circula na Expointer

(Foto: Arte de Camila Mendes Ribeiro, sobre fotografia de Robispierre Giuliani)

(Por Planeta Arroz) A 79ª edição da revista Planeta Arroz foi lançada e começou a circular duranta a Expointer 2021, em Esteio (RS). A publicação é dirigida à cadeia produtiva do arroz e a única publicação trimestral com publicação ininterrupta há 22 anos dentro deste segmentos. Nesta edição, traz como matéria de capa “Inimigos do impossível”, uma reportagem que aborda o avanço do cultivo de trigo em áreas de inverno em sucessão ao arroz e à soja em terras baixas, prática que até cinco, seis anos, era considerada impossível. A reportagem tem, ainda, o suporte de um artigo assinado por cientistas do Irga e do Laboratório de Grãos da Universidade Federal de Pelotas, traduzindo riscos e oportunidades que envolve o processamento de trigo ao longo da cadeia produtiva arrozeira, uma vez que o cereal de inverno contém glúten.

Uma reportagem especial detalha as experiências com o Votivo Prime, da BASF, produto bionematicida para o arroz, a soja e a produtividade que apresenta-se sob novo enfoque nas áreas arrozerias e cultivos de terras baixas. Na mesma linha, revelamos os segredos dos cultivos de arroz Sem Uso de Defensivos (SUD), que deixa os campos experimentais da UFSM e entra nos sistemas de produção na Região Central gaúcha.

Outra novidade é o detalhamento dos cenários e a projeção do futuro do consumo de alimentos com a autorização do cultivo comercial, por primeira vez, de uma variedade de arroz transgênica, o Arroz Dourado, nas Filipinas. A edição também aborda os cenários e projeções de safras no Brasil, nos principais estados produtores, no Mercosul e em todo o mundo e aponta, também, as tendências do mercado num período de pós-pandemia. O que mudou e os fatores que irão formar os preços nacionais e internacionais, e aspectos do consumo e da oferta.

O diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), João Batista Camargo Gomes, é o entrevistado especial desta edição e traduz os conflitos, as dificuldades e as fortalezas do instituto em busca de sua verdadeira representatividade e da retomada de sua vocação e importância para o setor arrozeiro.

Na área de mercados, nossos articulistas e jornalistas apontam que as cotações estão pressionadas do campo até o varejo e traduzem a evolução da rentabilidade do setor orizícola, ao mesmo tempo em que o balanço comercial demonstra uma pequena vantagem das exportações sobre as importações. Pormenorizamos, ao mesmo tempo, os impactos de cada área que forma o custo de produção. A volta da Fenarroz, onde mercados, safras e tecnologias serão abordadas, também é retratada na edição.

A BASF revela os segredos da produtividade de suas sementes híbridas Lidero, e confirma que a genética trará mais uma tecnologia embarcada nestas sementes nas próximas safras. Enfim, chegará o sistema Provísia. As colunas Gente, Planeta News e Planeta Humor, com Jader, também são destacadas.

SOJA

A evolução da soja em terras baixas é abordada em duas matérias especiais: a primeira, retrata o trabalho da equipe Fieldcrops, durante o Soybean Money Maker, uma disputa entre lavouras de alto desempenho para identificar valores sustentáveis e econômicos que as tornem muito rentáveis e competitivas. De outro lado, o professor e analista Argemiro Brum, analisa cenários e tendências para o cultivo de soja em terras de arroz.

Para assinar, adquirir, presentear, anunciar, sugerir reportagens, os contatos estão em www.planetaarroz.com.br .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter