Planeta Arroz apresenta a nova revolução da água

 Planeta Arroz apresenta a nova revolução da água

Capa da Edição 72

Antecipar a irrigação para V1 ou V2 pode representar menores custos, maior controle de invasoras e alta produtividade.

A edição de novembro da revista Planeta Arroz, única no Brasil com circulação ininterrupta há quase 20 anos, traz os primeiros resultados de uma pesquisa que deve revolucionar o manejo das lavouras de arroz irrigado. Pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Região Central começaram a estudar na safra 2018/19 um sistema de irrigação precoce, com a água entrando nos quadros ainda no ponto de agulha ou V1 e V2.

Tradicionalmente isso deve acontecer a partir de V3, quando a planta está com três folhas. Os resultados são promissores, pois apresentam redução nos custos, maior controle de invasoras e alta produtividade. Mas, há um conjunto de técnicas associadas que devem ser observadas e os experimentos seguirão por pelo menos mais duas safras até que se tornem recomendações oficiais. Antecipamos os resultados, os métodos e os pontos avaliados nesta edição.

A publicação também apresenta as novidades da BASF, como o lançamento de variedades híbridas em 2020, de mais uma cultivar da família INTA, a volta do Aura e mais novidades em termos de controle de pragas e invasoras. Também abordamos as inovações da Corteva, em especial para o seu herbicida Loyant, o mais aguardado dos últimos anos pela lavoura irrigada. A quebra da resistência da cultivar IRGA 424 pela brusone também é tema abordado nesta edição.

Em termos de tecnologia, ainda apresentamos o primeiro artigo sobre controle de invasoras da parceria Planeta Arroz e Weedout, assinado pela doutora Keli Souza. A meteorologista Jossana Cera antecipa como será o trimestre final do ano e o início de 2020 no clima, e o pesquisador da Embrapa, Carlos Magri Ferreira, explica os resultados da pesquisa de consumo de arroz realizada pelo IBGE (Pesquisa de Orçamento Familiar – POF), recentemente atualizada. A longevidade da BR-IRGA 409 também é alvo de matéria especial nesta edição.

O tema consumo também é abordado em matéria sobre a pesquisa realizada por encomenda da Abiarroz. No caso das indústrias, também apresentamos o projeto da BrasilRice, central de cooperativas arrozeiras catarinenses, que planeja não só instalar centro de distribuição no Nordeste até 2021, mas também adquirir navios para assumir a cabotagem de seus produtos e fortalecer sua expansão.

A expectativa da safra de arroz no mundo, no Mercosul, no Brasil e nos principais estados produtores é detalhada nesta edição, bem como o reflexo no mercado brasileiro e mundial e a relação com nossa balança comercial. Os principais analistas brasileiros avaliam os cenários para os preços do arroz até a próxima safra e as principais indicações de como se comportarão as cotações em 2020. O analista da Conab, Sérgio Roberto Gomes Santos Jr avalia o comportamento da rentabilidade nas safras de arroz do RS.

Entre as colunas destacamos a Planeta News, com Cleiton Evandro dos Santos, Planeta Humor com a charge de Jader Correa e Arroz & Saúde, com Lívia Carvalho.

A entrevista especial da edição é com Gustavo Thompson Flores, representante da Federarroz e Farsul no Conselho da RGE, que fala sobre custos, políticas, deficiências e estrutura de atendimento de energia elétrica nas lavouras gaúchas. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter