Planeta Arroz, edição 90, retrata a resiliência diante das inundações
(Por Planeta Arroz) As perdas, a retomada e os aspectos que interferem no mercado e na estrutura das lavouras e da produção de arroz no Rio Grande do Sul depois das inundações históricas que atingiram o estado e uma significativa área arrozeira, são os temas centrais da edição de número 90 da revista Planeta Arroz, que já está circulando entre seus assinantes, na versão impressa, e também na versão eletrônica. A publicação, além de apresentar estes aspectos, aborda uma completa análise do mercado do arroz no mundo, no Mercosul e no Brasil, com ênfase nos estados sulistas.
A edição traz também especial atenção às safras do Sul, detalhada diante dos dados disponíveis, depoimentos e informações estratégicas, bem como retrata o desempenho das variedades pelo mundo, nos países do Conesul, no Brasil e nos principais estados e regiões produtoras, antecipando algumas expectativas de desempenho previstas para os próximos 10 anos.
A entrevista deste número é com o “general” do Drenar-RS, o engenheiro agrícola e diretor da Agropecuária Quaraí-Mirim, Lauro Soares Ribeiro, que lançou a iniciativa e foi um dos comandantes do programa em que os produtores de arroz ajudaram a retirar as águas das inundações das cidades de Pelotas, Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. E ele não poupa observações sobre o desastre e sobre o papel cidadão da lavoura orizícola.
A meteorologista Jossana Cera, em artigo especial, traduz o que foi o fenômeno climático El Niño, fala da transição para La Niña, já iniciada, e antecipa o que virá pela frente com o foco nas lavouras de terras baixas. O economista Argemiro Brum, analisa o mercado de soja, e Feliciano Almeida Neto, especialista em tributação, analisa a volta atrás do Governo do Rio Grande do Sul na retirada das isenções do ICMS sobre os produtos da cesta básica, entre eles o arroz, e as repercussões desta medida para a cadeia produtiva.
O lançamento de duas novas cultivares de arroz da Embrapa estão na área destinada à tecnologia, em Planeta Arroz nº 90. A publicação também aborda a proposta dos cientistas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) de serem realizadas duas safras de milho em terras baixas numa mesma temporada, como parte integrante deste novo sistema de produção. Jader Corrêa apresenta a sua charge, sempre bem-humorada e com o viés setorial, entre várias outras reportagens que são apresentadas e retratam tudo o que é notícia neste “Planeta Arroz”.