Planeta Arroz foi lançada na abertura da 16ª Fenarroz
Edição impressa da revista chega à edição 34 abordando os principais temas da orizicultura brasileira.
A 34ª edição de Planeta Arroz, a principal revista especializada em orizicultura do Brasil, já está circulando na 16ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz). A revista foi lançada juntamente com a abertura da Fenarroz, e já circula entre expositores, técnicos e visitantes do evento. Essa edição aborda, como matéria de capa, a revolução produtiva que é prometida pelas variedades de arroz híbrido que estão chegando ao mercado para a próxima safra.
São cultivares tanto dirigidas ao ambiente irrigado quanto em terras altas e propõe, entre outras vantagens, uma produtividade 20% superior às melhores variedades atualmente cultivadas.
O encarte especial de Planeta Arroz apresenta em destaque um tema de grande repercussão na cadeia produtiva atualmente: a desoneração tributária sobre a produção e a exportação de arroz brasileiro. O tema é abordado com os principais líderes do setor e está baseado em um estudo encomendado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ao Instituto Icone. O trabalho mostra que há distorções tributárias enormes que retiram a competitividade do arroz brasileiro no mercado externo, o que pode ser alterado com algumas reduções e eliminações de taxas e tributos, nos termos do que já existe em outros segmentos da economia, como IPI, PIS/Cofins, entre outros.
Planeta Arroz ainda avalia a safra brasileira, mundial, do Mercosul e nos principais estados produtores do Brasil, bem como aponta cenários do mercado e da comercialização, e sua interferência nos preços médios ao longo de 2010. Uma matéria especial aborda a projeção da Embrapa para a produção brasileira de arroz nos próximos 10 anos, o que sustenta a defesa de ações pela exportação, pois os excedentes serão cada vez maiores, segundo os economistas.
As novidades sobre as negociações na CTNBio para a liberação do arroz transgênico, novas variedades que estão sendo lançadas pelos centros de pesquisas, novas tecnologias, sobre a Fenarroz e a Abertura da Colheita. Além disso, há uma matéria especial explicando os novos critérios da Instrução Normativa 12, que estabeleceu os padrões de classificação do arroz até 2011, quando entra em vigor a Instrução Normativa 06. Além dessas e muitas outras informações, destacam-se ainda as sessões Planeta News e Planeta Humor.
“É uma edição especial, com foco na Fenarroz e que traz muitas novidades sobre o mundo do arroz”, avisa o diretor comercial, Márcio Vieira da Cunha. Em nossa home page você tem todas as informações sobre como ser assinante da Planeta Arroz.