PLANETA ARROZ nº 40 mostra que a panela encheu

 PLANETA ARROZ nº 40 mostra que a panela encheu

A revista brasileira do arroz retrata os cenários atuais e as tendências de safra, mercado, consumo e tecnologia

Publicação revela as alternativas para o Brasil reduzir os excedentes de arroz no mercado. Também traz todas as tendências do mercado, entrevista com o presidente da Federarroz, Renato Rocha, e uma matéria especial sobre os 20 anos do selo de qualidade do parboilizado, além de tudo sobre a cadeia produtiva arrozeira no Brasil e no mundo.

Com excedentes no Brasil e no Mercosul, os produtores brasileiros precisam encontrar alternativas para recuperar os preços do arroz a um patamar no qual o cereal se torne rentável. Plantar soja na várzea, produzir etanol de arroz, exportar mais e aumentar o consumo são algumas das possibilidades levantadas por diferentes setores da cadeia produtiva. A revista Planeta Arroz, única de circulação nacional dirigida para esta cadeia produtiva no Brasil, apresenta detalhes destas alternativas sob a ótica do setor. A revista já circula em todo o País trazendo como manchete de capa “A panela encheu”! E analisa as medidas em andamento.

Muitas práticas já foram adotadas, mas o Brasil ainda se ressente de um programa de exportação estável, regras mais rígidas para a importação e o desequilíbrio tributário que faz o arroz do Mercosul chegar mais barato que o produto nacional a muitas regiões do País e de uma campanha de consumo vinculada às questões de saúde pública.

A edição de número 40 da revista brasileira do arroz apresenta os cenários das safras mundial, do Mercosul e do Brasil, com especial atenção aos três maiores estados produtores, e uma entrevista exclusiva com o presidente da Federarroz, Renato Rocha, que solta o verbo: “arrozeiro ter renda não é crime”. E apresenta seus argumentos. Os cenários dos mercados mundial e brasileiro também são analisados pelos principais especialistas da área no Brasil: Tiago Sarmento Barata, da Agrotendências Consultoria, Eduardo Aquiles, da Safras & Mercado, e Paulo Morcelli, da Conab.

A eleição de prioridades e grupos de estudo em busca de medidas estruturais e uma política mais estável para a orizicultura, também é um tema que ganha espaço na publicação. Dois artigos abordam uma análise especial de safra e mercado, e as origens da moderna parboilização de arroz.

ESPECIAL

Um especial sobre o arroz parboilizado no Brasil, tendências e o seu momento atual, é apresentado aos leitores, numa prévia do que será a comemoração dos 20 anos do Selo de Qualidade do Arroz da Associação Brasileira da Indústria do Arroz Parboilizado. Os quatro maiores nomes da área no Brasil, entre técnicos, industriais e líderes setoriais – Alfredo Treichel, Marco Aurélio Amaral, Gilberto Amato e Moacir Elias, participam de uma mesa redonda com o jornalista de Planeta Arroz, Gilson da Rosa, revelando passo-a-passo a história e a evolução tecnológica que fez do “parbo” brasileiro uma referência mundial em qualidade. O parboilizado já alcança quase um terço da preferência dos consumidores no mercado nacional, além de predominar nas exportações do cereal beneficiado. E analisam o futuro do grão.

A revista ainda aborda o lançamento de novas variedades de arroz para clima temperado do Irga, o programa de melhoramento de arroz híbrido da Bayer CropScience, a evolução das tecnologias dos híbridos da RiceTec, entre muitas outras informações sobre aspectos tecnológicos, nutricionais e mercadológicos da cultura. As seções Planeta News, Planeta Gente e Planeta Humor, apresentam curiosidades, destaques da imprensa no mundo sobre o arroz, personalidades que se destacaram no ambiente arrozeiro e a crítica marcante do cartunista Jader. Tudo sobre a cultura do arroz no Brasil e no mundo tem espaço garantido em Planeta Arroz. A revista brasileira do arroz.

Para ler, assinar, anunciar ou adquirir os exemplares, entre em contato com planetaarroz@planetaarroz.com.br .

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter