Planeta Arroz número 15 está nas bancas

Nova edição da revista pode ser adquirida no site www.planetaarroz.com.br.

A Planeta Arroz, revista brasileira do arroz, completa cinco anos de circulação com o lançamento de sua 15ª edição no Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, em Santa Maria, nesta quarta-feira 10. Neste número a revista Planeta Arroz apresenta como reportagem especial a reforma agrária natural e o conceito de gestão familiar que impera na orizicultura brasileira. “Lavoura de pai para filho” é a reportagem principal deste número 15, que apresenta também um encarte especial com os resultados da primeira lavoura de arroz híbrido da RiceTec no Rio Grande do Sul.

A edição apresenta um balanço final da safra 2004/05 e aborda a crise de mercado e os protestos na fronteira gaúcha, e articulações políticas da cadeia produtiva do arroz do Brasil em busca de soluções. Alguns dos principais analistas de mercado de arroz apontam tendências para o mercado em 2005 e cenários para a próxima safra, além da previsão de plantio. A boa notícia é que o Brasil está batendo recordes de exportação de arroz, projetando aproximadamente 250 mil toneladas até o final do ano, 10 vezes o que vinha exportando anualmente nos últimos 25 anos.

Inovações das lavouras brasileiras também são retratadas nesta edição. Em Santa Catarina o destaque é para a instalação de “hidrômetros” na lavoura para controlar e otimizar o aproveitamento da água para irrigação. Em Minas Gerais, merece destaque os lançamentos de novas variedades de arroz para terras altas e cultivo irrigado da Epamig. A revista Planeta Arroz 15 ainda apresenta a redução de área plantada no Mato Grosso do Sul, o sucesso da irrigação subterrânea e rotação de culturas no Tocantins e o projeto Marca, da Embrapa, que apresenta um novo conceito de manejo de lavoura no Rio Grande do Sul.

Ainda na área de pesquisa são apresentados os avanços do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) no desenvolvimento da segunda geração de variedades para o sistema Clearfield e na produção de arroz híbrido e cultivares tolerantes ao frio. O tratamendo químico de sementes para o controle da brusone, doença fúngica limitante da cultura no Centro-Oeste, é a reportagem sobre fitossanidade.

Na área da indústria e produto final, esta edição apresenta dois temas de alta repercussão: a popularização do arroz parboilizado e as características do grão beneficiado por este processo, e o peso diferenciado que a qualidade do grão está representando no mercado.

Planeta Arroz também comemora seus cinco anos apresentando o artigo “O Cultivo do Arroz”, do ambientalista José Lutzenberger, já falecido. O artigo foi publicado no primeiro exemplar da revista, na forma de reportagem, e apesar de passarem-se mais de cinco anos, é atualíssimo e mostra que realmente a cadeia do arroz vive em ciclos e volta sempre aos mesmos problemas. Além disso há o humor de Santiago e as sessões Planeta News, Planeta Business e muito mais.

Para assinar ou adquirir a revista Planeta Arroz basta acessar a home page www.planetaarroz.com.br , entrar no link assine agora e se cadastrar. O leitor também pode entrar em contato com a Casa Brasil Editores, pelo telefone 51 3722 2102. Cadastrando-se pelo site, o leitor ainda ganha acesso direto e gratuito às principais informações diárias do arroz no Brasil e no mundo e também passa a receber em seu e-mail newsletters com informações de destaque da cadeia produtiva do arroz, análise de mercado e cotações semanais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter