Planeta Gente

O presidente
O engenheiro civil e agropecuarista Daire Paiva Coutinho, 57 anos, foi reconduzido à presidência da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz, no Diário Oficial da União do último dia 20 de janeiro. É sua segunda recondução. Ocorre que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alterou o modelo de funcionamento e a composição da câmara. Daire espera definir os próximos passos na reunião da Abertura da Colheita do Arroz, pois tem intenção de deixar o cargo dentro do que previa o último mandato, que acabaria em julho. Segundo ele, após dois mandatos é hora de renovar as lideranças, os anseios e o potencial do órgão de aconselhamento.

A pioneira
Natural de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a supervisora da Coordenação Técnica no Sistema de Curadorias de Germoplasma da Embrapa, Rosa Lia Barbieri, será a partir de 25 de fevereiro deste ano a primeira pesquisadora brasileira a ocupar uma cadeira no Painel Consultivo Internacional (IAP), na gestão do Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega. Ela assumirá a representação por dois anos, período em que a Embrapa será a única instituição de pesquisa da América Latina presente no painel. Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Ufrgs, Rosa Lia está na Embrapa desde 2002, onde tem forte trabalho no resgate de sementes de culturas tradicionais. O Brasil tem perto de quatro mil acessos de arroz, feijão, milho e trigo no banco mundial.

O exemplo
O setor arrozeiro perdeu uma liderança no final de 2019. Nilo Trevisan faleceu aos 75 anos, em Porto Alegre. Ele era diretor-presidente da Trevisan Alimentos, empresa de 110 anos, com sede em Cachoeira do Sul e ramificações em outros municípios da metade sul, que trabalha com beneficiamento de arroz e comércio de soja in natura. Ele era da terceira geração da família no comando da empresa. Trevisan foi presidente do Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz) e da Câmara do Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc). Ele também foi agraciado com o troféu O Touro, conferido pela Bolsa Brasileira de Mercadorias a destaques do agronegócio, entre muitas outras homenagens.

1 Comentário

  • ESTUO EM ” CAMPINAS ” -SP. TRABALHO A MAIS DE 22 ANOS NA REGIÃO COM SEGUIMENTO ARROZEIRO.
    ALCEU NUNES FILHO.
    19-32691613…99765.6977…

    URGENTE CLIENTES SEM PROBLEMAS DE LIQUIDAÇÕES. TRABALHO COM ÓLEO DE SOJA… URGENTE…. MEUS CLIENTES SEM ARROZ…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter