Plano de Safra 2014/2015 será anunciado em abril

Geller pretende antecipar o envio da proposta para que seja aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na reunião do dia 24 de abril.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, um dos seis ministros empossados nesta segunda-feira (17/03), pela presidente Dilma Rousseff, trabalha com a meta de antecipar a divulgação do Plano Safra 2014/2015 para a última semana de abril. A meta é antecipar em 30 dias em função da Copa e do período eleitoral, segundo ele. A previsão do mercado era de que o plano fosse apresentado em maio. Mas Geller pretende antecipar o envio da proposta para que seja aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na reunião do dia 24 de abril. Em seguida, segue para aprovação da presidente. O calendário já está definido e as demandas do setor já estão com o governo.

O volume de recursos deverá ser maior do que os R$ 136 bilhões liberados em 2013/2014. Apesar da previsão de aumento no crédito, Neri Geller diz que os agricultores estão ampliando a fatia de financiamento próprio e dependendo menos de recursos do governo para tornar viável o plantio. O ministro foi incumbido pela presidente Dilma de levar a agricultura a bater novos recordes de produção. Neri Geller admite que o volume recorde de 196,6 milhões de toneladas previsto em janeiro não será alcançado em 2013/2014, principalmente por questões climáticas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter