Plantio atrasado no Rio Grande do Sul

Segundo a Emater/RS, apenas 18 mil hectares (ou 2% da área prevista) estão plantados no Rio Grande do Sul. O percentual representa metade da semeadura concluída no ano passado neste período.

Com exceção do extremo oeste do Estado do Rio Grande do Sul (Uruguaiana e entorno), onde as precipitações não foram tão intensas, o preparo e o início do plantio nas demais regiões enfrentam dificuldades com o tempo úmido e temperaturas abaixo do ideal.
Na Região Administrativa de Estrela, que abrange os vales do Caí, Taquari e parte do Vale do Rio Pardo, os produtores no conseguem trabalhar os quadros devido ao acumulo de água.

Nessas áreas, o transbordamento dos rios também é um fator limitante para o início dos trabalhos. Outras regiões produtoras enfrentam problemas semelhantes. De toda forma, conforme relatos que chegam, algo em torno de 18 mil hectares já teriam sido semeados, o que representaria um pouco menos de 2% do total esperado para este ano (1,1 milhão de ha). Considerando-se a média, nesta época o percentual já atingiria cerca de 4%.

Em termos de comercialização, o cenário se mantém praticamente inalterado, com apenas pequenas variações no preço médio semanal. Nesta última semana, a saca de 50 kg alcançou R$ 27,75 em âmbito estadual, variando + 0,65% em relação ao período anterior.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter