Plantio de arroz está bem avançado no Uruguai

Plantação do arroz está muito avançada e até mesmo em partes da Bacia do Norte (Artigas, Salto, Tacuarembó e Rivera) pode ter terminado. Estima-se que o país tem 80% da área plantada.

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Arroz (ACA) do Uruguai, Hernán Zorrilla disse essa semana ao diário El Pais que a área plantada ainda não foi quantificada, mas estima que já superou mais de 174 mil hectares de cultivos cobertos na safra anterior e está muito perto de chegar aos 180.000 hectares.

A vantagem é que a maior parte do arroz é plantado em outubro, um momento ideal para obter bons retornos no final da colheita, se o tempo ajudar.

Zorrilla disse que a maior condição para o aumento da área de arroz "é a alta dos custos", que já superam os US$ 2.100 por hectare da última colheita. "Muitos produtores são complicados pelos custos, que poderá influenciar a área", disse ele.

Além do aumento dos custos de produção, o que é preocupante é a situação de que os produtores enfrentam com as noites, que ainda são de temperaturas bastante baixas e que afetam o nascimento de culturas.

Este problema causa, em muitos casos, de recorrer à irrigação para o nascimento bem sucedida de plantas por hectare. No norte, onde as chuvas eram muito diferentes, os produtores também devem recorrer à irrigação para um bom começo da safra.

Por outro lado, a soja ganhou mais terreno sob rotação agrícola com cereal. No ano passado, 18.000 hectares foram plantados em terras de arroz, mas nesta safra é estimado que a área vai aumentar para 30.000 hectares, estima Zorrilla, em diálogo com El País.

"É uma atividade que até certo ponto pode alcançar maior rentabilidade, mas em particular, até mesmo os valores atuais da soja, não são vistos como uma solução para os problemas econômicos do sector".

2 Comentários

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber qual o melhor arroz de panela, que se produz no rio grande do sul, só cnheço o puitá, o guri inta é tão bom quanto o puitá?

  • Uruguay não para de chover como no RS, arroz não vai ter, outubro ninguém planta mais , por isso não para de subir as indústrias bem informadas já estão sabendo, tentaram arroz de fora e menos de 50 nem pensar em chegar no Brasil, se alguém tinha dúvida que fosse a 50 eu não tenho mais nenhuma, 15u$ é um valor justo , temos que vender a 60 pra compensar o desastre que vai ser a colheita com este el niño

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter