Plantio de arroz no RS atinge 71,72% da área

A Fronteira-Oeste é a região mais adiantada com 78,22% da área semeada. Já as regiões da Campanha e Zona Sul tiveram avanço no plantio com 77% do processo concluído.

Os produtores gaúchos adiantaram o plantio de arroz nesta semana e aproveitaram o tempo bom para a semeadura. O progresso resultou em um aumento significativo com a recuperação da área plantada. Conforme o levantamento realizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o plantio de arroz evoluiu na última semana e chega a 71,72% da área. Mesmo atrasado, os agricultores estão recuperando com o intenso trabalho no campo.

A Fronteira-Oeste é a região mais adiantada com 78,22% da área semeada. Já as regiões da Campanha e Zona Sul tiveram avanço no plantio com 77% do processo concluído. O município de Dom Pedrito da região da Campanha adiantou as atividades e chegou a 95% do plantio numa área de 49.400 hectares. A região da Planície Costeira Interna, incluindo Camaquã, finalizou em 66,43% da área semeada. Após, está a região da Depressão Central com 61,82%. A Planície Costeira Externa é a região com maior atraso e o processo chega a apenas 60,42%.

O município de Torres é o único município gaúcho que concluiu o plantio na época correta, mesmo na região mais atrasada em semeadura. A área total de Torres está semeada em 6.066 hectares com 100% da área finalizada no dia 14 de novembro, época recomendada pelo Irga.

De acordo com o Chefe do Nate de Santo Antônio da Patrulha, José Luis Gallego Tronchoni, a região da PCE está em atraso em relação as outras devido ao excesso de chuvas. Santo Antônio da Patrulha plantou 80% da área. Entretanto, os municípios de Mostardas e Palmares do Sul apresentam um atraso por causa da ocorrência de chuvas.

– Choveu 65ml em Palmares e 48ml em Santo Antônio da Patrulha – justifica. Tronchoni acredita que até o final do mês de novembro o plantio daquela região deverá estar concluído. Em todo o Estado, foi finalizado o plantio de 749 mil hectares.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter