Plantio de arroz seguido de feijão é uma boa alternativa
Para este ano, a expectativa é de que os agricultores utilizem ainda mais essa técnica que é um dos temas centrais do 15º Dia de Campo, que será realizado no próximo dia 16 de abril, em Sinop, no Mato Grosso.
O Sistema de Produção com plantio de arroz em outubro seguido de feijão em fevereiro, desenvolvido pela AgroNorte, foi uma das técnicas que mais rendeu resultados em 2010. Para este ano, a expectativa é de que os agricultores utilizem ainda mais essa técnica que é um dos temas centrais do 15º Dia de Campo, que será realizado no próximo dia 16 de abril, em Sinop.
O sistema utiliza o arroz Cambará, que tem uma excelente aceitação pelos produtores junto com o plantio do feijão Carioca IPR 139. “Entre as vantagens que esse sistema de produção oferece está a lucratividade, uma vez que o produtor terá uma nova opção de produtos diferentes para o mercado. A técnica também gera estabilidade, porque evita a monocultura, proporciona uma colheita escalonada e a maximização do empreendimento, já que o agricultor vai otimizar o uso dos maquinários e da mão de obra, sem a necessidade de novos investimentos”, explicou o engenheiro agrônomo e gerente de Tecnologia Agronômica da Agro Norte, Alencar Rheinheimer.
Com o uso desse sistema o agricultor terá a possibilidade de colher duas safras em um período de 200 dias.
“Colhe o arroz Cambará com média de 105 dias de plantio e o feijão com 89 dias”, informou o agrônomo.
Rheinheimer acrescentou que o feijão apresenta alta produtividade porque é cultivado em cima da palhada do arroz, que dá tem maior fertilidade, e fica mais fácil de colher.
“O feijão é uma cultura altamente rentável. Além disso, a variedade IPR 139 apresenta forte resistência à ferrugem, a oídio [elevado número de fungos] e ao mosaico comum. Além da pequena incidência de doenças no baixeiro do feijão, o sistema permite ainda uma colheita de grãos mais limpos”, acrescentou.
O 15º Dia de Campo será realizado no próximo dia 16 de abril em Sinop, a partir das 07h30, na sede da Agro Norte Pesquisa e Sementes, localizada na BR 163, em frente ao Camping Clube, em Sinop.
Além de apresentar os Sistemas de Produção pesquisados há 10 anos, serão lançadas cinco variedades de soja convencional desenvolvidas pela Agro Norte.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO NAS ESTAÇÕES:
Estação 1 – Apresentação geral sobre o Dia de Campo e sobre os Sistemas de Produção.
Estação 2 – Sistema Soja na safra plantada em outubro e Arroz na safrinha plantado janeiro.
Estação 3 – Sistema Arroz na safra plantado em outubro e Soja na safrinha plantada em fevereiro.
Estação 4 – Sistema Arroz na safra plantado em outubro e Feijão na safrinha plantado em fevereiro.
Estação 5 – Sistema Soja na safra plantada em outubro, Milheto ou Pé de Galinha na entressafra plantados em janeiro, e, Soja na safrinha plantada em fevereiro.
1 Comentário
Prezados, bom dia!
Alguem tem informações se há algum problema em cultivar Feijão após a colheita de arroz, sendo que o arroz é a primeira cultura da área recém desmatada?
Se alguem puder me informar produtividades atingida por esses sistemas
grato.
Patrik
e-mail: cavaletti@florestal@hotmail.com