Plantio do arroz alcança 13% no Rio Grande do Sul, apesar das chuvas

Segundo os técnicos do organismo gaúcho, o percentual indica um ligeiro atraso nesse início de safra, uma vez que, se considerada a média observada nos últimos cinco anos, deveria alcançar 20%.

O excesso de chuva ocorrido recentemente em algumas regiões importantes de produção no Rio Grande do Sul tem impedido a finalização do preparo das áreas destinadas à cultura do arroz, segundo o boletim de acompanhamento de safra divulgado nesta quinta-feira (1/10) pela Ascar/Emater-RS. Mesmo assim, o Estado contabiliza no momento 13% já semeado do total projetado para esta safra, o que representa 140 mil hectares aproximadamente.

Segundo os técnicos do organismo gaúcho, o percentual indica um ligeiro atraso nesse início de safra, uma vez que, se considerada a média observada nos últimos cinco anos, deveria alcançar 20%. As áreas já implantadas são basicamente aquelas semeadas em lavouras sistematizadas ou implantadas no sistema pré- germinado, onde o manejo da água é facilitado. Nas demais áreas, os trabalhos só poderão evoluir com a diminuição do excesso de umidade, permitindo a entrada das máquinas.

Em termos de comercialização, para quem ainda tem o produto em estoque, a semana não apresentou novidades; o produtor negociou a saca de 50 kg a um  preço médio de R$ 37,05, valor que indica uma diferença de +1,37% em relação ao preço da semana passada e +6,67% em relação à média dos últimos cinco anos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter