Plantio do arroz avança no país. Destaques são Paraná e Maranhão, diz Conab
Em algumas lavouras já iniciou a irrigação. Foto: Irga
(Por Cleiton Evandro, AgroDados/Planeta Arroz) O plantio do arroz no Brasil segue em ritmos distintos nas regiões produtoras, conforme apontado no Boletim Semanal de Monitoramento Agrícola divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a estatal, as atividades estão mais concentradas nas áreas de cultivo irrigado, com destaque para os estados do Paraná e Maranhão, que apresentam maior progresso na semeadura.
No Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no país, o plantio ainda está no início, alcançando apenas 1% da área prevista. A semeadura tem se concentrado nas áreas de cultivo pré-germinado, especialmente na região da Planície Costeira Interna, onde o escalonamento do plantio tem ocorrido dentro do período ideal. Já na região Central, as chuvas frequentes têm impedido o avanço das atividades. Na Fronteira Oeste, os produtores aguardam condições climáticas mais secas para dar início à semeadura.
Em Santa Catarina, o plantio tem avançado principalmente no litoral Norte, com lavouras apresentando boas condições fitossanitárias. No entanto, no litoral Sul, a semeadura começou apenas em alguns municípios.
No Maranhão, as áreas irrigadas já alcançaram cerca de 90% de semeadura nas regiões da Baixada Maranhense, Médio Mearim e Grajaú. No total, o estado tem aproximadamente 5% da área total de arroz já semeada em sistema irrigado.
Em Goiás, o plantio foi iniciado de forma lenta na região de São Miguel do Araguaia, ainda sem avanço expressivo.
Já no Paraná, a semeadura atingiu 60% da área prevista para o arroz irrigado nesta safra. Destas lavouras, 40% estão em fase de emergência e 60% em desenvolvimento vegetativo, com boas condições de crescimento, segundo a Conab.


