Plantio do arroz começa no RS e deve ocupar área menor

Rio Grande do Sul produz quase 70% do arroz consumido no Brasil. A saca de 50 quilos está cotada em R$ 40. Na safra passada era vendida a R$ 35..

Em uma lavoura de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, o agricultor Décio Detone conseguiu iniciar a semeadura na época recomendada.

“Havendo alguns dias mais de tempo bom, nós vamos avançar bastante no plantio, em torno de oito, nove por cento por dia, em 15 dias a gente consegue plantar toda área”, explica.

A fronteira oeste é a região mais adiantada e também a que concentra a maior parte da produção do estado. Mais de 20% da área já foi semeada.

As boas condições do clima dos últimos dias contribuíram para o trabalho no campo. Se o tempo colaborar, o plantio deve encerrar na segunda quinzena de novembro.

Além das chuvas, outra preocupação dos produtores é com a alta do dólar. De acordo com o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), a área plantada será 5% menor em relação ao ano passado, mas mesmo assim vai chegar a 1,8 milhão de hectares.

“Não é uma área que vai comprometer o mercado interno e externo, já que o Brasil é um grande operador de mercado externo de arroz hoje em dia. Eu não acredito que esse retrocesso em área vá prejudicar”, declara Ivo Mello, coordenador regional do Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter