Plantio do arroz entra na reta final no RS

A área semeada alcançou 98%.

A conclusão do plantio da safra gaúcha de arroz está próxima, faltando poucas áreas que correspondem a menos de 2% a serem finalizadas, segundo a Emater/RS divulgou em seu boletim semanal, nesta quinta-feira (10/12). A analise conjuntural enfatiza que de maneira geral a germinação tem se realizado sem maiores problemas; nas lavouras mais adiantadas, o desenvolvimento é considerado dentro da normalidade e apresenta bom padrão. A área semeada alcançou 98%.

A irrigação, que de agora em diante começa a se intensificar, também ocorre sem transtornos devido à boa quantidade de água armazenada nas barragens e ao nível normal de rios e arroios. Até o momento não há informações sobre ataques mais intensos de pragas ou moléstias; os produtores aproveitam a época para aplicar adubos nitrogenados em cobertura, tentando garantir uma boa produção futura.

Devido aos problemas com o excesso de chuva em outubro e novembro, que prejudicou a
evolução normal do plantio, a atual safra está em defasagem se comparada com a do ano passado. Durante a semana os preços se mantiveram estáveis, com a saca de 50 quilos (casca) cotada a R$ 40,02.

1 Comentário

  • Produtores tentando garantir uma boa produção futura ? não é o que se tenta todos os anos ? me perdoem, mas isso é chover no molhado, ainda mais em ano de El Nino forte. Querer não é poder. Não é tentando dar um ar de normalidade a presente situação que teremos uma produtividade satisfatória.
    A EMATER como órgão de extensão rural é muito boa em informar e atualizar
    informações decorrentes a plantio e colheita de todas as culturas produzidas no RGS. (RISOS). Desculpem esta minha fase irônica. Mais risos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter