Plantio do arroz está atrasado em Cachoeira

O coordenador regional do Irga, engenheiro agrônomo Jaceguay de Barros, explica que o ideal para esta época seria que o plantio estivesse em 30%.

A semeadura do arroz em Cachoeira do Sul  (RS) está atrasada. Dados do levantamento semanal do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aponta que apenas 7,5% da intenção de plantio de 39,6 mil hectares foram plantados até o momento. O percentual corresponde a 2.970 hectares.

O coordenador regional do Irga, engenheiro agrônomo Jaceguay de Barros, explica que o ideal para esta época seria que o plantio estivesse em 30%. Agudo e Paraíso, por exemplo, estão mais avançados do que Cachoeira, fechando o plantio nesta quinta-feira em 28%. Embora não sejamos o município mais atrasado, isso nos preocupa, uma vez que isso se reflete nos índices de produtividade, frisa Barros.

Na média dos 34 municípios da região, a Depressão Central tem hoje 11% da área de intenção de plantio semeada, que é de 166.921 hectares. Segundo o Irga, Cachoeira em parte é responsável por esta média tão baixa em nível regional. Este atraso de Cachoeira é uma tendência histórica, frisa Barros.

O coordenador observa que mais uma vez os produtores, de uma forma geral, não fizeram o preparo antecipado do solo, conforme recomenda o Irga. Os produtores vem se conscientizando aos poucos. Antigamente era pior, mas os produtores precisam adotar uma atitude mais firme quando for pensar no preparo antecipado do solo, frisa Jaceguay.

Ele salienta que o preparo do solo deve começar já durante a colheita, garantindo ao gado uma resteva mais nutritiva num ambiente mais seco no período de entressafra. Sabe-se também que a maioria das áreas utilizadas para lavoura de arroz são arrendadas e que muitas vezes os proprietários demoram a liberar a terra, atesta Jaceguay.

O agrônomo destaca ainda que o arroz plantado com atraso poderá ter problemas de germinação, já que a partir de novembro o estado terá déficit de umidade devido ao fenômeno climático La Niña. Além disso, na medida que os meses vão passando aumentará a incidência de arroz vermelho devido ao aumento da temperatura do solo, destaca Jaceguay. Ele explica que o plantio antecipado ´um forte aliado no combate ao vermelho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter