Plantio na época certa garante maior produtividade
Os campos experimentais de melhoramento genético e os trabalhos desenvolvidos pelo Irga para o lançamento, em 2006, de um cultivar mais resistente ao frio foram apresentados pela equipe de melhoramento do instituto.
O plantio da lavoura de arroz na época recomendada é fator fundamental para alcançar alta produtividade. A mensagem foi transmitida hoje pelo pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Valmir Menezes, aos produtores e técnicos que participaram do dia de campo realizado na Estação Experimental do Arroz do Irga em Cachoeirinha.
O período ideal de semeadura da lavoura de arroz no Rio Grande do Sul se estende de outubro a 5 de novembro. Assim, a época com maior radiação solar concicidirá com a fase reprodutiva da planta. É o momento que a planta precisa maior quantidade de luminosidade para através da fotossíntese formar grãos. Além disso, otimiza o aproveitamento da água e evita possíveis prejuízos em períodos de seca.
Durante toda a manhã grupos de participantes percorreram cinco estações demonstrativas onde pesquisadores e extensionistas do Irga apresentaram resultados de ensaios e tecnologias preconizadas nos diferentes projetos do Programa Arroz RS. A importância de fazer a análise e correção de solo para a correta aplicação de fertilizantes com micro e macronutrientes foi ressaltada pelos pesquisadores da autarquia. A importância do tratamento da semente de arroz contra a bicheira da raiz foi outro ponto em ressaltado no evento.
Os campos experimentais de melhoramento genético e os trabalhos desenvolvidos pelo Irga para o lançamento, em 2006, de um cultivar mais resistente ao frio foram apresentados pela equipe de melhoramento do instituto. Na ocasião, os pesquisadores informaram também que, nos próximos anos, serão lançados um novo cultivar do sistema Clearfield, além do arroz híbrido. Também afirmaram que o Irga está iniciando uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul voltada a produção de arroz transgênico.